Algarve foi destino preferido dos europeus em Portugal

A região liderou a lista dos destinos portugueses preferidos pelos cidadãos europeus, seguindo-se Lisboa. Dados agora revelados dizem respeito a 2015, antes do boom turístico que afetou o país.

Em 2015, quando os europeus pensavam em Portugal, pensam sobretudo no Algarve e em Lisboa. Foram as regiões portuguesas onde os turistas da União Europeia (UE) mais pernoitaram nesse ano, num total de 18,9 milhões de noites passadas no sul do país e 15 milhões na capital. Os dados foram agora revelados pelo Eurostat e dizem respeito a um período anterior ao boom turístico do país.

Aliás, nessa altura, nenhum destino nacional constava nos primeiros 30 lugares da lista de destinos preferidos pelos cidadãos europeus. Em contrapartida, as posições de topo foram praticamente todas conquistadas por cidades em Espanha, França e Itália. As Canárias foram o destino mais visitado dentro da UE, com 94 milhões de pernoitas, seguindo-se Ilha de França com 76,8 milhões de noites passadas por turistas europeus. Em terceiro ficou a Catalunha, com 75,5 milhões de pernoitas.

Segundo o gabinete de estatística da UE, os viajantes europeus passaram 85% das noites em Estados-membros e 15% em destinos exteriores à união. Quanto às pernoitas dentro da UE, 90% foram por europeus e os restantes 10% por cidadãos de países exteriores à UE. Quanto aos portugueses, apenas 7% do total de pernoitas em viagem foram passadas em destinos não europeus.

Os portugueses que viajaram para fora da UE preferiram o Brasil como destino, país que registou 19,1 milhões de estadias por parte de cidadãos oriundos de Portugal. O segundo destino preferido foi a Suíça, com 13,9 milhões de estadias. Em terceiro lugar, Cabo Verde, com 8,9 milhões de estadias. No total da UE, os destinos exteriores preferidos pelos viajantes europeus foram os Estados Unidos, a Turquia e Marrocos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Algarve foi destino preferido dos europeus em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião