Bolsa volta aos ganhos à boleia da energia e da Jerónimo Martins

A Galp segue indiferente às notícias relativas à demissão de três secretários de Estado e fechou o dia em alta, a beneficiar da valorização do petróleo.

A bolsa nacional recuperou de duas sessões consecutivas de perdas e arrancou a primeira sessão desta semana em alta, graças aos ganhos do setor energético e da Jerónimo Martins. A praça lisboeta acompanhou o sentimento das pares europeias, num dia em que o petróleo valorizou mais de 1%.

O PSI-20 fechou a subir 0,33%, para os 5.171,12 pontos, com 13 cotadas em alta, uma inalterada e cinco em queda.

A contribuir para os ganhos do principal índice acionista português esteve o setor energético, com a EDP a subir 0,95%, para os 2,86 euros por ação e a Galp a valorizar 0,11%, para os 13,09 euros. A petrolífera, que admite vir a ser constituída arguida, segue assim indiferente às notícias relativas à demissão de três secretários de Estado.

Ainda no setor energético, a REN avançou 0,15%, para os 2,71 euros, enquanto a EDP Renováveis contrariou a tendência e recuou 0,13%, para os 6,85 euros, mantendo-se dez cêntimos acima do valor da OPA da EDP, que está a decorrer.

A bolsa beneficiou ainda dos ganhos da Jerónimo Martins, que fechou com uma subida de 1,6%, para os 16,49 euros.

Em alta esteve também o BCP, a valorizar 0,17%, para os 24 cêntimos por ação, no dia em que o presidente executivo do banco, Nuno Amado, confirmou o interesse do BCP pela atividade do Deutsche Bank na Polónia.

No resto da Europa, o dia também foi de ganhos. O Stoxx 600 subiu 0,38%, sobretudo graças aos ganhos do setor energético. Isto num dia em que o petróleo negociado nos mercados internacionais recuperou das fortes quedas registadas na semana passada, chegando a subir mais de 1%. O Brent, a matéria-prima negociada em Londres, está agora a subir à volta de 0,5%, para a casa dos 46 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa volta aos ganhos à boleia da energia e da Jerónimo Martins

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião