Têxtil portuguesa quer anular venda de cadeia de retalho Jaeger

César Araújo, da Calvelex, lidera um grupo de credores que quer anular a venda da cadeia britânica Jaeger. Credores contestam insolvência e Araújo tornou-se mesmo acionista do ex-dono da Jaeger.

O grupo têxtil Calvelex, liderado por César Araújo quer anular a venda do retalhista londrino Jaeger a uma empresa com sede no Dubai. A venda terá ocorrido dez dias antes de a empresa entrar em insolvência. Para isso o empresário português forçou o administrador de insolvência, Alex Partners, a criar um comité de credores.

Em declarações ao ECO, César Araújo explica que: “A Better Capital, detentora da Jaeger, vendeu a empresa por partes, ou seja, a marca para um lado e a dívida sénior para outro e só depois entrou em insolvência“.

Agora o grupo de credores liderado por César Araújo pretende “investigar os diretores e os acionistas para ver se foram cometidas irregularidades e caso estas se verifiquem, queremos a anulação do negócio e queremos que nos paguem“.

A reunião entre credores e o administrador de insolvência teve lugar em Londres, no passado dia 30 de junho. Nesse encontro foi criado um comité consultivo informal constituído por fornecedores da Jaeger, a quem a empresa deve milhões de euros.

César Araújo não adianta qual é o montante da dívida, mas adianta: “No âmbito deste processo tornei-me acionista da Better Capital que vai ter que me explicar porque é que fez o negócio. E ainda porque é que o fundo Becap 12, que pertence à Better Capital, deixou de dar apoio financeiro à Jaeger”.

Sem data marcada, o empresário português espera que uma próxima reunião possa acontecer durante o verão para avaliar os primeiros resultados da investigação.

Tal como o ECO tinha noticiado em abril, César Araújo estava interessado na compra da cadeia londrina que tinha entrado em colapso. Na altura, Araújo admitia que a compra da Jaeger era uma boa oportunidade de negócio. “O que sei é que é uma boa oportunidade de negócio para o meu grupo e para Portugal”, frisou.

César Araújo tinha, de resto, já contactado com uma nova equipa de gestão para liderar a empresa que seria liderada por Harold Tillman, que terá sido dono da empresa entre 2003 e 2012. Em 2012, a Better Capital adquiriu a Jaeger por 22 milhões de euros.

Em abril, a imprensa britânica referia que a Better Capital teria registado perdas com a retalhista superiores a 73 milhões de euros. E já nessa altura era avançado que o acionista teria vendido a dívida a um comprador mistério por oito milhões de euros.

O grupo Jaeger, com mais de 158 anos, era detentor de lojas de roupa de senhora e de homem e empregava mais de 900 pessoas. A marca era promovida pela realeza britânica e pelo ator Pierce Brosnan.

o grupo têxtil Calvelex, de cariz familiar, tem mais de 30 anos e dedica-se à confeção de vestuário e era fornecedor da cadeia inglesa há mais de 20 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Têxtil portuguesa quer anular venda de cadeia de retalho Jaeger

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião