Almofada é cara? É, mas “sou conservadora”, diz Casalinho

Presidente do IGCP pretende manter uma almofada de capital que custa 200 milhões de euros. O "cash buffer é caro, mas vale a pena ter este seguro", diz a presidente do IGCP.

Em resposta ao deputado Paulo Sá, do PCP, sobre os custos significativos da almofada de liquidez, a presidente do IGCP, Cristina Casalinho, disse que era “uma pessoa tradicionalmente conservadora” e que, apesar de concordar que o “cash buffer é caro, vale a pena ter este seguro”.

O custo de manter uma almofada de liquidez situou-se nos 182 milhões de euros em 2016, segundo as estimativas da agência que gere a dívida pública, notando uma redução desta fatura face a 2015 (210 milhões) e 2014 (342 milhões). E estes custos foram sublinhados por aquele deputado comunista na audição anual do IGCP na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

Cristina Casalinho concordou com Paulo Sá nos custos, mas… “Apesar de concordar que o cash buffer é caro, vale a pena ter este seguro. É como se fosse uma apólice de seguro. Cumpre os custos. É uma proteção eficaz em momentos de crise. Preferimos não ter o contrafactual. Sou uma pessoa tradicionalmente conservadora”, sublinhou a responsável pela gestão da dívida pública portuguesa.

"Apesar de concordar que o cash buffer é caro, vale a pena ter este seguro. É como se fosse uma apólice de seguro. Cumpre os custos. É uma proteção eficaz em momentos de crise. Preferimos não ter o contrafactual. Sou uma pessoa tradicionalmente conservadora”

Cristina Casalinho

Presidente do IGCP

De acordo com relatório anual do IGCP, apresentado esta semana, o saldo médio de depósitos do Estado foi de 12,4 mil milhões de euros em 2016 — abaixo dos montantes registados em 2015 (13,86 mil milhões de euros) e em 2014 (17,4 mil milhões).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Almofada é cara? É, mas “sou conservadora”, diz Casalinho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião