Ricardo Valente deverá assumir direção da InvestPorto substituindo Ana Lehman

A InvestPorto deverá passar a ser liderada pelo vereador do pelouro da economia na Câmara do Porto, que já tinha sob a sua alçada aquela instituição.

Ricardo Valente, vereador com o pelouro da Economia da Câmara Municipal do Porto, deverá assumir a direção da InvestPorto, entidade responsável por atrair investimento para a cidade, depois de Ana Teresa Lehmann ter assumido a pasta de secretária de Estado da Indústria, sabe o ECO.

O economista, eleito pela coligação “Porto Forte”, liderada pelo PSD, era vereador não executivo e foi chamado por Rui Moreira, que lhe entregou o pelouro da Economia em julho do ano passado. Enquanto vereador da Economia, Ricardo Valente já tinha sob a sua alçada a InvestPorto.

Até às eleições autárquicas, que se realizam a 1 de outubro, não será nomeada outra pessoa para assumir a pasta da Economia da Câmara do Porto, segundo fontes próximas à autarquia. “Não faz sentido estar a nomear alguém para o cargo, atendendo a que, daqui a menos de três meses, haverá eleições autárquicas”, diz fonte próxima ao ECO. Apesar de o assunto ainda não ter sido discutido dentro da autarquia, ninguém acredita que, nesta altura, a solução não passe pelo vereador com o pelouro da Economia.

Fontes próximas da Câmara garantem ainda que “a saída de Ana Lehmann não levanta muitos problemas, porque a InvestPorto tem liderança”.

O pelouro da Economia estava debaixo da alçada de Rui Moreira, desde o início do mandato, em outubro de 2013. Nessa altura, Moreira chamou Ana Teresa Lehmann para criar a InvestPorto e ajudá-lo numa das maiores empreitadas que o Porto tinha pela frente: atrair investidores para a cidade. A InvestPorto viria a ser constituída no final de 2014.

Com a entrada de um vereador da Economia, a InvestPorto passou a estar sob a tutela de Ricardo Valente. Aliás, todo o dossier da candidatura para o Porto acolher a Agência Europeia de Medicamento (EMA, na sigla em inglês) resulta da ação da InvestPorto, que tinha todo o dossier pronto. A candidatura está, de resto, a ser tratada por uma equipa liderada por Ricardo Valente e por Eurico Castro Alves, ex-administrador da EMA.

Desde a sua fundação até junho de 2017, a InvestPorto apoiou diretamente 154 projetos de investimento, 75 dos quais internacionais, num valor de investimento estimado de cerca de 250 milhões de euros, como se pode ler na página da autarquia liderada por Rui Moreira. O conjunto de investimentos já concretizados permitiu criar 3 mil novos empregos na cidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ricardo Valente deverá assumir direção da InvestPorto substituindo Ana Lehman

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião