100 Maneiras é o melhor restaurante do mundo para a Monocle

Informalidade, excentricidade e horário alargado do espaço fazem do restaurante português o melhor do mundo para a revista britânica. O grupo prepara-se para abrir outro espaço em Lisboa.

O restaurante do chef Ljubomir Stanisic ficou em primeiro lugar do Restaurant Awards da revista britânica Monocle. Segundo o site da revista, o Bistro 100 Maneiras ficou em primeiro lugar do ranking de 2017, seguido por um restaurante de Tóquio e outro de Nova Iorque. Em reação no seu Facebook, o chef agradeceu à equipa: “Este prémio é vosso! Felicidade é isto!”, escreveu.

Na descrição que faz ao restaurante, a reconhecida revista refere a informalidade do espaço, mas também a excentricidade que é o “ingrediente crucial”. A Monocle assinala o horário tardio do Bistro 100 Maneiras, aberto até às 2h, como um razão para manter felizes os clientes. Esta é a terceira edição dos prémios atribuídos pela revista britânica, que distingue anualmente 50 restaurantes em todo o mundo.

Na avaliação anual, os editores e colaboradores da Monocle avaliam os espaços onde comeram as melhores refeições do ano com base nos ingredientes, serviço, ambiente e consistência. “Aqui, oferecemos um manifesto para refeições memoráveis que renunciam ao capricho das estrelas Michelin e ao tédio de pequenas porções servidas ao longo dos vários pratos. (…) Os nossos prémios vão para os restaurantes genuínos, honestos e interessantes em que os nossos correspondentes comeram no último ano”, explica a organização.

Em comunicado, o restaurante refere que “o prémio atribuído pela Monocle tem um sabor especial, não só porque reconhece o trabalho feito ao longo dos últimos sete anos mas também porque o grupo se prepara para abrir, dentro dos próximos meses, um novo espaço na capital”.

Este espaço existe desde 2010, mas segundo o comunicado vai ser substituído por um novo restaurante que terá “uma cozinha à altura” das ambições de Stanisic.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

100 Maneiras é o melhor restaurante do mundo para a Monocle

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião