Alta velocidade entre NYC e Washington: Musk está a caminho

O CEO da Tesla tem projetos para a nova empresa, a Boring: um comboio de alta velocidade que ligue Nova Iorque a Washington. Já anunciou a aprovação "verbal" do Governo, mas não há aval formal.

Elon Musk quer ligar Washington a Nova Iorque com um comboio de alta-velocidade, que deverá passar pelo túnel mais longo do mundo. Disse através do Twitter ter a aprovação “verbal” do Governo dos Estados Unidos. A Casa Branca confirma “conversas promissoras” mas várias fontes oficiais negam a permissão.

O comboio é conhecido como Hyperloop e deveria fazer a travessia de 354 quilómetros entre Nova Iorque e Washington em 29 minutos. Ligaria o centro de ambas as cidades e contaria com uma rede de 12 elevadores em cada uma delas, para trazer os passageiros à superfície. O tweet que anunciava as intenções de Musk para o futuro da sua Boring Company e a abertura do Governo ao projeto foi partilhado esta quinta-feira:

A Casa Branca confirmou unicamente que Musk e outros executivos da Boring Company estiveram em contacto com o Governo e descreveu essas conversas como “promissoras”. A fonte oficial acrescentou ainda que a Casa Branca está “comprometida com projetos transformativos ao nível da infraestrutura” e que acredita que “as melhores soluções advêm da ingenuidade e iniciativa do setor privado”, avança a Bloomberg. Por outro lado, o The Guardian reuniu várias informações em contrário de porta-vozes das cidades e dos Estados que negam a permissão do Governo.

As dificuldades que um projeto desta envergadura enfrentaria são várias. Em primeiro lugar, a envergadura dos custos, proporcional à envergadura do projeto. Só para construir pouco mais de três quilómetros do metro de Nova Iorque foram necessários 4,5 mil milhões. O túnel de Musk, como referido, seria quase 120 vezes mais comprido. Depois, o elevado número de licenças necessárias, da parte de diversas entidades locais, estatais, federais. Por fim, o tempo que tudo isto levaria a concluir.

De qualquer forma, o Hyperloop já existe e já foi testado. Veja o vídeo e conheça o comboio de alta velocidade que Musk quer replicar.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alta velocidade entre NYC e Washington: Musk está a caminho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião