British Hospital já está nas mãos da Luz Saúde

A Luz Saúde comunicou à CMVM que concluiu a aquisição do British Hospital. A empresa não revelou o valor do negócio.

O British Hospital já está nas mãos da Luz Saúde, depois da Autoridade da Concorrência ter dado luz verde ao negócio. O grupo informou esta sexta-feira a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que concluiu a operação. Assim, o British Hospital passa a integrar o grupo Luz Saúde.

“Esta aquisição, agora concluída, vem reforçar a estratégia da Luz Saúde de alargamento e diferenciação da sua oferta em cuidados de saúde, constituindo um novo passo na consolidação da Rede Hospital da Luz e da sua missão de alcançar os melhores resultados de saúde para os seus clientes”, afirma a empresa no comunicado para os mercados.

A empresa ficará assim com um total de 22 unidades de saúde, entre hospitais, clínicas e residências sénior. A operação foi anunciada no final de maio deste ano, tendo recebido a luz verde da Autoridade da Concorrência no início deste mês. No comunicado, a Luz Saúde não refere qual é o valor da transação. Contactada pelo ECO, a empresa não respondeu até ao momento.

No negócio inclui-se, para além das Torres de Lisboa, o British Hospital Saldanha Microcular, unidade em Lisboa de cuidados de saúde sobretudo da área oftalmológica, especializada em cirurgia laser, e 90,41% do capital social do British Hospital Management Care, também integrado no campus das Torres de Lisboa, que presta cuidados na área da sinistralidade, caso de acidentes de trabalho, e serviços de fisioterapia.

A Luz Saúde — empresa detida pela Fidelidade desde 2014, após a queda do Grupo Espírito Santo — alarga assim o seu leque de investimentos na área, depois de ter lucrado menos e da dívida ter crescido no ano passado. A empresa lucrou menos num ano em que aumentou a despesa com os investimentos na expansão da rede. Em 2016, entre compras e obras de ampliação, gastou 54 milhões, o que fez crescer o montante em dívida para mais de 200 milhões de euros.

No ano passado, a Luz Saúde adquiriu o Hospital da Luz Guimarães, o Hospital do Mar Gaia e começou a construção de uma nova unidade em Vila Real. Já em março deste ano, a empresa da Fosun comprou 81,14% do capital da empresa que explora a “Clínica de Santa Catarina” e “Policlínica do Caniço” duas unidades privadas de saúde no Funchal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

British Hospital já está nas mãos da Luz Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião