BPI foi uma boa compra: dá 77 milhões ao CaixaBank

  • Lusa
  • 28 Julho 2017

O espanhol CaixaBank, que detém o BPI, conseguiu lucros de 839 milhões de euros no primeiro semestre, um crescimento de mais de 30%. O BPI contribuiu com 77 milhões para os resultados.

O espanhol CaixaBank, dono do BPI, teve lucros de 839 milhões de euros no primeiro semestre de 2017, um crescimento de 31,6 % em relação ao mesmo período de 2016, que incluem uma contribuição de 77 milhões do banco português.

Em informação enviada hoje à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhol, o CaixaBank explica que a contribuição do BPI para os resultados alcançados foi de 77 milhões de euros, depois de se deduzirem os custos de reestruturação de 106 milhões no primeiro semestre do banco português.

A margem bruta do banco espanhol alcançou os 4.280 milhões de euros, um aumento de 5,7% em relação ao primeiro semestre do ano anterior o que reflete a incorporação do BPI e a maior criação de receitas bancárias, que permitem compensar os resultados menores derivados de ativos e passivos financeiros.

Depois de incorporar o banco português, o crédito bruto aos clientes atingiu os 228.435 milhões de euros, mais 11,5% do que em 2017. O grupo CaixaBank tem agora um racio ‘Common Equity Tier 1 (CET1) fully loaded’ de 11,5%, em linha com o que tinha previsto no seu plano estratégico: 11%-12% e 2,8 pontos percentuais acima do que é requerido pelo supervisor (8,75%).

Desde 1 de fevereiro último que o banco espanhol consolida a sua participação no BPI, através do método de integração global. Em fevereiro de 2017, o CaixaBank ficou com 84,5% do BPI na sequência do lançamento em 2016 de uma oferta pública de aquisição do banco português.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI foi uma boa compra: dá 77 milhões ao CaixaBank

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião