Bruxelas alerta Berlim para possível “utilização fraudulenta” de fundos comunitários pela Volkswagen

  • Lusa
  • 1 Agosto 2017

O alerta é da responsabilidade do gabinete antifraude da UE, e insere-se no âmbito do escândalo dos motores a diesel.

O gabinete antifraude da União Europeia (OLAF) alertou a Alemanha e o Banco Europeu de Investimento (BEI) para uma possível “utilização fraudulenta de fundos comunitários pela Volkswagen no âmbito do escândalo dos motores a diesel, foi hoje anunciado.

Segundo um porta-voz do gabinete, a OLAF (European Anti-Fraud Office) da Comissão Europeia (CE) terminou em julho uma investigação sobre uma possível utilização fraudulenta de fundos da União Europeia e de empréstimos do BEI pelo Grupo Volkswagen, que “podia estar relacionado com a produção de motores ou dispositivos envolvidos na manipulação dos verdadeiros níveis de emissões dos veículos”, indicou o porta-voz, citado pela Efe.

A OLAF enviou o relatório final e uma “recomendação judicial” às autoridades nacionais competentes da Alemanha, em concreto ao Ministério Público de Brunswick (norte).

A organização também emitiu uma “recomendação administrativa” ao BEI, sublinhou o responsável da OLAF.

A OLAF recomendou ao BEI dar “passos ativos” para adotar a política antifraude, centrada em evitar e dissuadir condutas “proibidas” nas atividades da instituição, concluiu.

Desde 1999, a Volkswagen recebeu linhas de financiamento do BEI num valor total de 4.600 milhões de euros que, com umas condições muito favoráveis, pretendiam fomentar o desenvolvimento de motores menos poluentes.

Um destes empréstimos foi concedido em 2009 à Volkswagen Antrieb no valor de 400 milhões de euros.

O BEI investigou uma possível ligação da manipulação de motores diesel “EA 189” para falsear as emissões de gases nocivos por parte do construtor de automóveis com os empréstimos concedidos pelo banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas alerta Berlim para possível “utilização fraudulenta” de fundos comunitários pela Volkswagen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião