Greenspan: “Temos uma bolha nas obrigações e não nas ações”

  • ECO
  • 1 Agosto 2017

O antigo presidente da Reserva Federal dos EUA diz que os investidores devem estar mais preocupados com o investimento em obrigações do que no mercado acionista.

Os investidores devem estar mais preocupados relativamente ao preço das obrigações do que com o preço das ações. Quem o diz é Alan Greenspan. “É onde está a bolha verdadeira, e quando ela rebentar, vai ser mau para todos”, afirmou o antigo presidente da Reserva Federal (Fed) dos EUA.

“Tendo em conta qualquer tipo de medida, as taxas de juro reais de longo prazo estão muito baixas e em consequência insustentáveis“, afirmou Greenspan numa entrevista à Bloomberg. “Quando estas subirem provavelmente irão fazê-lo de forma razoavelmente rápida. Estamos a experienciar uma bolha, não no preço das ações, mas no preço das obrigações. Isto não está a ser descontado pelo mercado”, complementou.

Enquanto a generalidade dos analistas de Wall Street antecipam ainda existir margem para que os juros persistam em níveis baixos, Greenspan não está sozinho em alertar para o risco de as taxas subirem de forma acelerada assim que termine o ciclo de política acomodatícia dos bancos centrais. Binky Chadha, responsável pela estratégia de investimento global do Deutsche Bank também já chamou a atenção para o facto de as yields reais das Treasury norte-americanas estarem bastante aquém face ao que os níveis de crescimento reais sugerem deveriam estar. Por sua vez, Tom Porcelli, economista-chefe para os EUA da RBC Capital Markets diz ser apenas uma questão de tempo até que as pressões inflacionistas atinjam o mercado de obrigações.

Retomando às palavras de Alan Greenspan, o antigo presidente da Fed explica que “o verdadeiro problema é que quando a bolha do mercado de obrigações colapsar, as taxas de juro de longo prazo irão subir”, antecipando que “estamos a ir no sentido de uma fase diferente da economia — para uma estagflação nunca vista desde os anos de 1970. Isto não é bom para o preço dos ativos“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greenspan: “Temos uma bolha nas obrigações e não nas ações”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião