Institucionais avançam com processo contra resolução do Popular

  • ECO
  • 17 Agosto 2017

Fundos de investimento querem reverter a medida de resolução imposta pela Comissão Europeia ao Popular, que resultou na venda do banco ao Santander, por um euro.

Um grupo de investidores institucionais avançou com uma ação legal contra as autoridades europeias, para contestar a venda do Banco Popular ao Santander.

De acordo com o Financial Times (acesso pago), a ação está a ser liderada pela sociedade de advogados Quinn Emanuel e foi entregue, esta quinta-feira, ao Tribunal Europeu de Justiça. Entre os investidores, estão os fundos de investimento Anchorage Capital, Algebris e Ronit Capital, que pretendem anular a decisão da Comissão Europeia de impor a venda do Popular ao Santander por um euro.

A ação judicial avança no dia em que termina o prazo para recorrer, junto da União Europeia, da medida de resolução do Popular.

Esta é apenas mais uma tentativa de reverter a resolução imposta por Bruxelas. Também este mês, um grupo de cerca de dois mil acionista minoritários do Popular decidiu recorrer desta decisão.

Seja como for, a venda está perto de estar concretizada. A Comissão Europeia já deu luz verde à medida de resolução, por considerar que “não levanta preocupações de concorrência na Zona Económica Europeia”. Em Portugal, onde tanto o Popular como o Santander têm atividade, fica ainda a faltar a aprovação do Banco Central Europeu e um parecer favorável do Banco de Portugal, para que o Banco Popular Portugal seja integrado no Santander Totta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Institucionais avançam com processo contra resolução do Popular

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião