Banco britânico alvo de investigação. Ações afundam 75%

  • Rita Atalaia
  • 22 Agosto 2017

O Provident Financial está a tocar mínimos históricos. O banco britânico está a afundar depois de ter revelado que está a ser investigado, mas também que registará prejuízos. O CEO está de saída.

O Provident Financial não está a ter um dia fácil: as ações afundam 75%. Uma queda aparatosa provocada por uma investigação dos reguladores à unidade de crédito de uma das divisões da instituição financeira, no dia em que o banco britânico alertou os investidores de que vai ter prejuízo no total do ano. O CEO demitiu-se.

Os títulos estão a recuar 73% para 477 pences de libra. Mas já chegaram a tocar as 426 pences de libra. Isto depois de o próprio banco ter revelado que está a ser investigado pela Financial Conduct Authority. Em causa está a unidade de cartões de crédito do Vanquis Bank, uma divisão do Provident Financial. Segundo o banco, o regulador exigiu, em abril de 2016, que parasse de oferecer determinados planos de pagamento. Um produto que gera cerca de 70 milhões de libras em receitas por ano.

Ações do Provident Financial já afundaram 75%

“Considerando que a investigação do regulador tem o potencial de ter impacto na empresa, os investidores entendem que devia ter sido revelada quando o banco tomou conhecimento dela”, refere o analista da RBC Capital Markets Peter Lenardos à Bloomberg. “As ações não são um bom investimento até que haja uma maior clareza sobre este caso, o que pode não acontecer até ao próximo ano”, explica.

Ao mesmo tempo, o banco alertou que vai registar prejuízos este ano, não vai pagar dividendos e que o CEO está de partida. “O Provident pode precisar de fazer um aumento de capital para sobreviver”, refere o analista da Shore Capital Gary Greenwood, que suspendeu a recomendação de “comprar” que atribuía aos títulos.

“Isto é, sem margem de dúvida, um desastre”, salienta. “O desempenho futuro dos resultados vai depender da capacidade da administração de salvar esta situação, o que é altamente improvável. Prevemos mais saídas de responsáveis.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco britânico alvo de investigação. Ações afundam 75%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião