CP transporta mais passageiros. Prejuízos encolhem

  • Lusa
  • 22 Agosto 2017

A CP continua no vermelho, mas conseguiu diminuir os prejuízos no primeiro semestre. A empresa também transportou mais passageiros: 60 milhões no total.

A CP reduziu o prejuízo para 57,9 milhões de euros no primeiro semestre, face a igual período de 2016, com uma melhoria de 22%, tendo transportado 60 milhões de passageiros, mais 6,9%, anunciou hoje o grupo.

No relatório e contas dos primeiros seis meses deste ano, o grupo CP – Comboios de Portugal explica que, para este desempenho, contribuiu “fundamentalmente” a melhoria do resultado operacional em 8,3 milhões de euros (para 18,8 milhões de euros negativos), ou seja, mais 31% do que no mesmo período do ano passado, e do resultado financeiro, com mais 12%.

Entre janeiro e junho, a CP transportou 60,2 milhões de passageiros, 4,8% acima do previsto, um crescimento que diz ser transversal a todos os serviços e todos os títulos.

Os serviços urbanos de Lisboa lideraram, com 40,9 milhões de passageiros (mais 8,1%), seguindo-se os serviços urbanos do Porto, com 10,8 milhões (mais 5,3%), enquanto o longo curso contribuiu com três milhões de clientes (6,4%). Os proveitos de tráfego cresceram 8%, para 118,6 milhões de euros, com o longo curso a registar 50 milhões de euros (mais 8%).

A empresa de transporte ferroviário detida pelo Estado refere vendas e serviços prestados de 136,4 milhões de euros, mais 6%, enquanto o EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e de apreciações) recorrente da atividade do grupo era de 6,6 milhões de euros, melhorando em relação ao ano anterior.

O documento aponta ainda o aumento dos gastos com pessoal (sem indemnizações), “decorrente designadamente da reversão total da redução remuneratória temporária” e do aumento do efetivo do grupo. No final do primeiro semestre, a CP tinha 2.696 funcionários, mais 50 do que no mesmo período de 2016, resultado do recrutamento realizado durante o ano passado, ainda que compensado por “um número significativo de saídas por reforma e por revogação do contrato de trabalho por mútuo acordo”, segundo o relatório.

A dívida remunerada da CP era, em 30 de junho, de 3 mil milhões de euros, com uma redução de 17,7 milhões em relação ao final de 2016, “em consequência fundamentalmente da amortização de empréstimos BEI” (Banco Europeu de Investimentos).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CP transporta mais passageiros. Prejuízos encolhem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião