Sporting goleia Steaua. Entrada na fase de grupos da Champions dá cheque de 12,7 milhões

Doumbia, Acuña, Gelson Martins, Bas Dost e Battaglia. O Sporting marcou cinco golos e sofreu apenas um do Steaua Bucareste. Segue em frente na Liga dos Campeões com um cheque de 12,7 milhões.

O Sporting goleou o Steaua Bucareste por 5-1 na Roménia e, ao garantir a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, vai receber um cheque de 12,7 milhões de euros da UEFA. Os leões juntam-se ao Benfica e FC Porto no sorteio da Champions League que se realiza esta quinta-feira.

Depois do empate a zero bolas no jogo da primeira mão, realizado há uma semana, em Lisboa, o jogo decisivo foi totalmente diferente. Desde logo porque houve golos. E muitos, que permitiram à equipa treinada por Jorge Jesus superar o playoff de acesso à prova milionária.

O Sporting marcou cedo, aos 13 minutos, por intermédio do avançado Doumbia. Este resultado obrigava a turma romena a marcar pelo menos dois para seguir em frente. Até conseguiu restabelecer a igualdade à passagem do minuto 20, mas a segunda parte revelou um Sporting de alto nível, aproveitando o balanço ofensivo do Steaua.

Os leões marcaram mais quatro: Marcos Acuña (60 minutos), Gelson Martins (64), Bas Dost (75) e Battaglia (88).

Champions distribui 1.300 milhões

A Champions League é a prova milionária e percebe-se porquê. A UEFA vai distribuir 1.319 milhões de euros pelos clubes que participarem na Liga dos Campeões 2017/2018. Já os clubes que jogarem a Liga Europa receberão um total de 400 milhões de euros, de acordo com o sistema de distribuição de receitas das provas europeias, que deverão totalizar os 2.350 milhões de euros.

No caso da Champions, além dos 12,7 milhões, a fase de grupos da competição rende 1,5 milhões de euros por cada vitória e 500 mil euros por cada empate. Quem atingir os oitavos-de-final recebe um cheque extra de seis milhões de euros e o prémio vai acumulando até à final: os quartos rendem 6,5 milhões, as meias valem 7,5 milhões. Já os finalistas recebem 15,5 milhões (vencedor) e 11 milhões (vencido).

Contas feitas, um clube poderá vir a acumular um prize money máximo de 57,2 milhões de euros. Isto sem incluir dinheiros relativos aos direitos televisivos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sporting goleia Steaua. Entrada na fase de grupos da Champions dá cheque de 12,7 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião