Míssil da Coreia do Norte afunda bolsa. Lisboa cai 0,5%

A Coreia do Norte lançou um novo míssil, apesar de todos os alertas para não o fazer. Crescem as tensões geopolíticas, o que está a levar os investidores a procurarem refúgio.

A Coreia do Norte disparou esta segunda-feira um objeto, aparentemente um míssil, em direção ao Mar do Japão. Foi mais um míssil que veio agitar os investidores, levando-os a afastarem-se dos mercados acionistas. As bolsas estão em queda, com Lisboa a seguir a tendência. A maioria das cotadas recua, sendo de destacar mais uma vez a queda do BCP.

Depois das quedas registadas nos mercados asiáticos, o vermelho tomou conta dos ecrãs de negociação também nas bolsas europeias, com as quedas a variarem entre os 0,5% e 1%. Os investidores estão a procurar refúgio em moedas como o iene mas também no ouro que está já acima dos 1.300 dólares. O metal precioso avança quase 1%.

Lisboa não escapa à tendência negativa, registando uma descida de 0,52% para os 5.103,03 pontos, depois de já ter cedido 0,7% na primeira sessão da semana. E mais uma vez o BCP continua a destacar-se, registando mais uma descida expressiva. As ações do banco liderado por Nuno Amado recuam 2,03% para 21,80 cêntimos.

A pesar no comportamentos da bolsa nacional estão também os títulos do setor energético, com a EDP a ceder 0,22% e a Galp Energia a perder 0,5%, isto apesar da recuperação dos preços do petróleo nos mercados internacionais. O Brent está a cotar acima dos 52 dólares por barril no rescaldo da passagem do furacão Harvey pelo Texas, nos EUA.

Nota negativa também para a Mota-Engil, que cai mais de 1% antes de revelar os resultados do semestre, mas também para a Nos que recua 1,26% para 5,25 euros depois de o ECO ter avançado que a empresa de telecomunicações, parceira da Huawei, convidou e pagou as viagens a altos cargos do Estado à China.

(Notícia atualizada às 8h16 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Míssil da Coreia do Norte afunda bolsa. Lisboa cai 0,5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião