Metro do Porto: concurso para expansão avança na próxima semana

Concurso para a expansão do Metro do Porto avança a 6 de setembro. Projetistas têm um ano para realizar o projeto devendo o concurso para a construção avançar no final de 2018.

O lançamento do concurso para os projetos das novas linhas do Metro do Porto já tem autorização do Governo, devendo avançar na próxima semana. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, António Costa, durante a tarde desta quinta-feira na cerimónia de assinatura dos contratos de aquisição de mais 188 autocarros para a STCP, que teve lugar em Vila Nova de Gaia, no grupo Salvador Caetano.

Uma vez lançado o concurso, os projetistas terão um ano para realizar o projeto pelo que, em finais de 2018, poderão ser lançados os concursos para a construção das duas novas linhas, uma entre as estações da Casa da Música e S. Bento (linha rosa) e outra que prolongará a linha amarela entre Santo Ovídio e Vila d’Este, em Gaia. O objetivo é que as obras — serão lançados dois concursos para a construção — possam avançar em 2019 para estarem concluídas em 2022. O investimento nas novas linhas totalizar 290 milhões de euros.

A autorização para o lançamento dos concursos surge depois de, esta semana, o Ministério das Finanças ter dado o seu aval à expansão da rede do Metro do Porto. Numa fase inicial já o ministério do Ambiente se tinha mostrado favorável à realização das obras.

Fonte do Metro do Porto adiantou ao ECO que “está assegurado que o projeto de arquitetura das novas estações fica a cargo do arquiteto Souto Moura, a exemplo do que aconteceu em toda a primeira fase do Metro do Porto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro do Porto: concurso para expansão avança na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião