5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

As novidades chegam do BCE, que vai falar da política monetária. Em Portugal, os Sindicatos da PT reúnem com o Governo. Os estragos dos furacões contabilizam-se com os inventários do petróleo dos EUA.

Os investidores terão as atenções divididas: em Portugal, o foco está nos resultados do primeiro semestre da Sonae Indústria e nas conversações entre o Governo e os sindicatos da PT. Na Europa, esperam-se novidades da política monetária e o Brexit é discutido internamente, no Parlamento britânico. Nos EUA, as reservas de petróleo são reveladas depois da destruição do Harvey.

Sonae Indústria: a todo o vapor?

A Sonae Indústria divulga esta quinta-feira os resultados do primeiro semestre de 2017. Este braço da Sonae arrancou o ano em força, com os lucros do primeiro trimestre a duplicarem para os 6,4 milhões de euros. As mais recentes novidades surgiram no fim de julho, quando a empresa concretizou a operação de reverse stock split e juntou assim 250 títulos numa só ação, o que veio reduzir a volatilidade das cotações.

BCE põe a política monetária no centro da mesa

Quinta-feira, em Frankfurt, é dia de decisões sobre a política monetária europeia. O presidente do banco central, Mario Draghi, vai anunciar as conclusões da reunião pelas 13h30, hora de Lisboa. As interrogações recaem sobre os estímulos previstos para 2018 e sobre a valorização do euro face ao dólar, que desde o início do ano cresceu 13%.

E o Brexit? Davis responde, o Parlamento debate

David Davis, o secretário de Estado responsável pelas negociações do Brexit, vai estar esta quinta-feira na Câmara dos Comuns britânica pronto a responder a questões sobre o estado das negociações com a UE. De seguida, é a vez dos deputados discutirem a “conta do divórcio”, isto é, quanto o Reino Unido deve ao bloco pela sua saída.

Sindicatos da PT: próxima paragem? Ministério do Trabalho

Os Sindicatos da PT reúnem esta quinta-feira com o secretário de Estado do Emprego e das Infraestruturas, Miguel Cabrita e Guilherme W. d’Oliveira Martins. No centro da discussão vão estar as conclusões do relatório da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), o qual deteta 150 infrações por parte da Meo e aponta para coimas a aplicar à empresa de cerca de cinco milhões de euros.

Depois do Harvey, como estão as reservas?

Os inventários do petróleo vão ter a contagem semanal. Esta semana a incógnita é imposta pelo furacão Harvey, o desastre natural que chegou ao Texas e ao Louisiana — logo, também às várias refinarias que estavam instaladas nestes estados. O encerramento forçado levou a uma quebra de 19% na capacidade de produção diária de petróleo nos Estados Unidos. Os preços do ouro negro sobem assim à boleia dos furacões — primeiro do Harvey, agora o Irma, que já fez as cotações do petróleo disparem 3% e pelo menos sete mortos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião