Portugal volta ao mercado de dívida na próxima semana

O Tesouro português pretende colocar até mil milhões de euros em obrigações do Tesouro a 10 anos. Esta colocação surge num período marcado pelo alívio das yields portuguesas.

Portugal regressa aos mercados na próxima semana. O Tesouro português pretende colocar até mil milhões de euros em obrigações do Tesouro (OT) a dez anos. Esta colocação surge num período marcado pelo alívio das yields portuguesas no mercado secundário.

“O IGCP vai realizar no próximo dia 13 de setembro pelas 10h30 um leilão da OT com maturidade em abril de 2027, com um montante indicativo entre 750 milhões de euros e 1.000 milhões“, diz o organismo liderado por Cristina Casalinho.

A última vez que Portugal foi ao mercado buscar financiamento nesta maturidade foi há cerca de dois meses, a 12 de julho. Na ocasião, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) foi buscar ao mercado 685 milhões de euros, numa emissão com maturidade em abril de 2027.

Na altura, a taxa de juro desta emissão fixou-se em 3,085%, um pouco abaixo do valor a que as yields a dez anos se encontravam no mercado secundário.

Desde essa altura, as yields da dívida nacional têm apresentado uma tendência decrescente, estando atualmente abaixo da fasquia dos 3%. Quando se aguardava que Mario Draghi pudesse sinalizar que os estímulos vão acabar, o presidente do Banco Central Europeu (BCE) decidiu adiar o anúncio. E mantém-se disponível até para prolongar as compras de dívida soberana, o que está a pressionar os juros. A taxa a dez anos de Portugal recuou na última quinta-feira abaixo dos 2,75%. Nesta sessão, a yield nesta maturidade segue a aliviar dois pontos base, para os 2,842%.

(Notícia atualizada às 13h37 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal volta ao mercado de dívida na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião