França, Alemanha, Itália e Espanha querem taxar gigantes tecnológicas

  • ECO
  • 9 Setembro 2017

Os ministros das Finanças da Alemanha, França, Itália e Espanha querem taxar as gigantes tecnológicas sobre as receitas que estas realizem na Europa. Carta seguiu para o presidente do Eurogrupo.

Os quatro grandes países do Euro (França, Alemanha, Itália e Espanha) querem obrigar as gigantes mundiais da internet a pagarem mais impostos. A proposta citada este sábado pelo jornal espanhol El País passa por uma harmonização fiscal sobre as multinacionais tecnológicas, como a Google, Apple ou Amazon.
A proposta seguiu, este sábado, através de uma carta assinada pelos ministros das Finanças dos quatro países para o presidente do Eurogrupo, para ser discutida já na próxima semana. A ideia é que esta multinacionais paguem impostos à medida das receitas que realizam em cada país.

“Não temos que aceitar que estas empresas façam negócios na Europa enquanto pagam uma quantia mínima de impostos nas nossas tesourarias”, refere o El País que teve acesso à missiva.

Os ministros das Finanças que assinam a carta salientam que: “A eficiência económica está em jogo, assim como a equidade fiscal e a soberania”.

A iniciativa terá sido impulsionada pela França que pretende assim apertar o cerco sobre os abusos fiscais destas gigantes tecnológicas.

O diferendo entre as receitas e os impostos pagos pelas multinacionais tecnológicos, não é uma matéria nova. Bruxelas tem inclusive uma investigação aberta sobre a Google e outras empresas, tendo mesmo multado o ano passado em 13 mil milhões de euros a Apple, devido ao alívio fiscal de que esta empresa beneficiou na Irlanda, entre 2003 e 2014.

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

França, Alemanha, Itália e Espanha querem taxar gigantes tecnológicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião