Finanças: “FMI salienta avanços registados por Portugal”

O ministério de Mário Centeno considera que o Fundo Monetário Internacional reconhece os progressos feitos em Portugal e diz que vai continuar "empenhado em consolidar os resultados obtidos".

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou, esta sexta-feira, o mais recente relatório referente à avaliação à economia portuguesa, onde, apesar das críticas, reconhece os progressos “notáveis” feitos por Portugal. O Ministério das Finanças já reagiu a esta avaliação e salienta as revisões em alta que o fundo fez para a evolução da economia nacional.

O FMI salienta os avanços registados por Portugal ao longo do último ano. Esta avaliação representa uma evolução positiva da análise do Fundo, visível no expressivo crescimento económico previsto para 2017: 2,5%, uma revisão em alta, partindo dos 1,3% previstos no último relatório de fevereiro. Para 2018, a previsão foi agora revista para 2%, sendo anteriormente de 1,2%”, escreve o ministério de Mário Centeno.

O Ministério das Finanças sublinha ainda que “o FMI reconhece a composição diversificada deste crescimento, assente no investimento privado e nas exportações, resultado da melhoria das condições de crédito e do aumento da competitividade dos bens e serviços portugueses”.

O FMI reconhece, de facto, os progressos conseguidos em Portugal, mas alerta também que os riscos para o crescimento e a sustentabilidade das finanças públicas permanecem no médio prazo. “O desafio político de médio prazo continua a ser quebrar o ciclo vicioso entre bancos fracos, malparado elevado e fraco investimento que continua a limitar o crescimento de médio prazo“, lê-se no relatório feito ao abrigo do Artigo IV.

Ainda assim, o Ministério das Finanças salienta “a importância das políticas implementadas para ultrapassar as deficiências estruturais não resolvidas durante o Programa de Assistência Económica e Financeira”. E considera que o FMI reconhece “que o aumento da estabilidade e da confiança no setor financeiro e a melhoria dos níveis de confiança na economia, conseguidos ao longo do último ano, são cruciais para o atual crescimento económico”.

Especificamente sobre o setor financeiro, o FMI admite que os bancos portugueses têm feito progressos nos últimos seis meses para atrair novo capital, além de continuarem a fazer reformas e a reduzir os seus balanços, mas alerta para o peso que o crédito malparado continua a ter na rentabilidade.

O gabinete de Mário Centeno refere ainda que “permanecerá empenhado em consolidar os resultados até agora obtidos e em melhorar o potencial de desenvolvimento económico e social do país“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finanças: “FMI salienta avanços registados por Portugal”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião