Apifarma quer no SNS modelo igual ao das autarquias para pagar dívida

  • ECO
  • 17 Setembro 2017

O presidente da Apifarma, João Almeida Lopes, defendeu numa entrevista que deveria existir no SNS um modelo como o das autarquias para poder saldar os 1,3 mil milhões de dívida do sistema a privados.

João Almeida Lopes, presidente da Apifarma, disse numa entrevista ao Jornal de Negócios e Antena 1 que o Sistema Nacional de Saúde (SNS) deveria ter um modelo semelhante ao das autarquias para pagar as dívidas que tem para com os privados.

Concretamente, o líder desta associação do setor farmacêutico defendeu que deveria existir para o SNS um programa semelhante ao Programa de Apoio à Economia Local, vulgo PAEL. E sublinhou: “Se pensar, por exemplo, numa emissão obrigacionista do Estado específica para esta matéria, com um prazo específico, isso permite a solvência imediatamente de todas as dívidas.” Para o presidente, esse programa iria mesmo ao encontro daquilo que Bruxelas “recomenda através da sua diretiva dos pagamentos a tempo e horas”, afirmou.

“A dívida estava nas autarquias — hoje em dia, neste caso, está nas instituições do ministério da Saúde. É dívida relevada, perfeitamente transparente e é perfeitamente rigoroso aquilo que existe”, indicou. Segundo o Negócios, o montante global da dívida do SNS a privados é superior a 1,3 mil milhões de euros.

Por isso, conclui João Almeida Lopes, “poder-se-ia encontrar mecanismos de financiamento a médio prazo que tirassem esse peso de cima das entidades do ministério da Saúde, nomeadamente dos hospitais, passando-as para um mecanismo financeiro, solvendo as dívidas. E, de alguma maneira, como foi com as autarquias, exigindo algum compromisso em termos de futuro para não se criar nova dívida”, explicou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apifarma quer no SNS modelo igual ao das autarquias para pagar dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião