A sua mala de marca é verdadeira? Esta app dá a resposta
Dispositivo da Entrupy compara, em minutos, dezenas de milhões de fotografias e analisa com um rigor de 98% a autenticidade das bolsas de luxo. O segredo? Inteligência artificial.
O jogo de adivinhas que é a autenticação de uma mala de luxo tem os dias contados. A startup nova-iorquina Entrupy garante que a sua câmara permite a qualquer um e em poucos minutos identificar uma falsificação.
Chapéus há muitos, já dizia o Vasquinho de Anatomia. Mas quando o assunto são bolsas de senhora e sobretudo se forem de luxo, a conversa muda de tom. Contam-se pontos de costura, analisa-se o grão do couro, avaliam-se os padrões. A legitimidade dos produtos de marcas como Chanel, Louis Vuitton e Gucci é um assunto sério.
A deteção das cópias é um trabalho árduo e, até agora, pouco rigoroso, mas a nova câmara trazida pela Entrupy promete uma resposta em tempo recorde — por uma mensalidade a partir de 99 dólares. A câmara amplia 260 vezes a bolsa e compara os dados recolhidos com uma base de dados através de uma aplicação para smartphone (a máquina tem ligação wireless ao telemóvel).
Análise após análise, esse repositório tem crescido. Depois de um ano de atividade, a Entrupy já acumulou dezenas de milhões de fotografias de 30 mil malas e carteiras. O rigor deste mecanismo é agora de 98% para 11 marcas de luxo.
Veja como a Entrupy analisa a autenticidade dos produtos de marca
Com a mesma tecnologia – algoritmos que usam padrões para conseguirem uma aprendizagem profunda – outros têm aperfeiçoado programas de reconhecimento de voz e carros autónomos. Yann LeCun, diretor da área de pesquisa de inteligência artificial no Facebook, e o seu parceiro Vidyuth Srinivasan viram nas bolsas de marca uma outra aplicação interessante.
“Hoje, [todo o processo de verificação] é feito por humanos. Para negócios que estão a crescer essa não é uma solução que pode ganhar escala”, garantiu Srinivasan à Bloomberg.
Até ao momento, já são 160 os parceiros da Entrupy, entre lojas online de produtos de luxo, lojas de produtos em segunda mão e lojas de penhores. As queixas dos clientes, que apesar da verificação por profissionais experientes acabavam, por vezes, por receber produtos falsificados, levaram-nos a adotar este serviço.
Nos últimos anos, o comércio digital, o anonimato da Internet e a explosão do número de revendedores online têm tornado a luta contra as cópias cada vez mais difícil. Segundo uma estimativa da Visiongain, só este ano, os fabricantes de vestuário gastarão, por isso, 6.15 mil milhões de dólares em tecnologias com o mesmo propósito que o da Entrupy.
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