Institutos europeus reveem em alta desempenho da Zona Euro

  • Lusa
  • 20 Setembro 2017

Até ao final do ano, a Zona Euro poderá vir a crescer 0,6% por trimestre. As contas foram feitas pelos institutos de investigação Ifo, KOF e ISTAT, respetivamente da Alemanha, Suíça e Itália.

A economia da Zona Euro continuará a crescer a um ritmo de 0,6% no terceiro e quarto trimestre, o que significará um crescimento global de 2,3% em 2017, segundo previsões de três institutos publicadas hoje.

Os institutos de investigação económica Ifo, KOF e ISTAT (da Alemanha, Suíça e Itália) antecipam ainda que o crescimento da zona euro deve abrandar para 0,5% no primeiro trimestre de 2018.

Como principais impulsionadores do crescimento, os institutos apontam os investimentos, que têm beneficiado das baixas taxas de juro e de uma melhoria das condições de crédito.

O consumo das famílias, que tem crescido 0,4% por trimestre, graças “ao aumento dos rendimentos disponíveis e à boa situação do mercado de trabalho” também é apontado como um fator importante para o crescimento.

Quanto à evolução dos preços, as previsões conjuntas dos referidos institutos indicam que a inflação deve descer para 1,4% no terceiro e no quarto trimestre deste ano e possa baixar ainda mais nos três primeiros meses de 2018 para 1,1%.

Os peritos das três instituições económicas consideram que essa evolução se deve ao efeito dos preços da energia, se o crude se mantiver a um nível próximo de 51 dólares por barril e com o euro perto de 1,18 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Institutos europeus reveem em alta desempenho da Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião