Ministério Público ainda não autorizou venda da Comporta

  • ECO
  • 21 Setembro 2017

O empresário Pedro Almeida ficou com 59% do fundo de investimento que gere os projetos turísticos e imobiliários da Comporta, mas a operação ainda está dependente de várias autorizações.

A venda da Herdade da Comporta ao empresário Pedro Almeida ainda está dependente da autorização do Ministério Público. Ao Jornal de Negócios (acesso pago), fonte da Procuradoria-Geral da República diz que “o Ministério Público ainda não se pronunciou sobre a autorização” desta venda.

Pedro Almeida fechou a compra do Herdade da Comporta — Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado (FEIFF), o fundo de investimento que gere os projetos turísticos e imobiliários daquela zona, em julho, ficando com 59,09% do fundo. O empresário pretende comprar também as posições detidas pelo Novo Banco (15%) e pelos investidores minoritários (26%). E vai ainda apresentar uma proposta para comprar também a parte agrícola da Comporta. O objetivo é transformar a herdade num resort “exclusivo e altamente atrativo para o mercado internacional”.

Contudo, a operação está ainda dependente da aprovação por parte das autoridades de Portugal e da Suíça. Isto porque a Herdade da Comporta é um dos ativos que foram alvo de arresto para ressarcir lesados do Grupo Espírito Santo (GES). As autoridades do Luxemburgo (que estão a tratar do processo de insolvência da Rioforte, a holding do GES que detinha a Comporta já deram luz verde à operação.

Falta ainda a aprovação da Caixa Geral de Depósitos (CGD), junto de quem o FEIIF tem uma dívida de 110,5 milhões de euros, que está em incumprimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério Público ainda não autorizou venda da Comporta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião