May diz que Reino Unido está preparado para sair sem acordo

  • ECO
  • 4 Outubro 2017

Chefe do Governo britânico discursou na conferência anual do partido conservador, garantindo que o Reino Unido está preparado para um "hard Brexit" e atacando o setor energético com um novo teto.

À medida que a frustração da equipa ministerial de Theresa May aumenta, sobe a pressão sobre a primeira-ministra britânica no sentido da preparação do Reino Unido para uma eventual saída da União Europeia sem acordo. Na conferência anual do partido conservador, a chefe do Governo britânico adiantou, esta quarta-feira, que já estão a ser tomadas medidas para ser delineado um plano de contingência, no caso de um “hard Brexit”.

É do profundo interesse de todos nós que as negociações sejam bem-sucedidas, mas eu sei que alguns estão preocupados com a possibilidade de não o serem“, reconheceu a primeira-ministra. Em Manchester, Theresa May acabou por garantir que o Reino Unido já se está a preparar para “qualquer eventualidade”.

Com ou sem acordo, o Brexit acontecerá em março de 2019. A União Europeia tem recusado conversar sobre as eventuais parcerias comerciais — a que May apelara, na semana passada, em Florença — remetendo essa discussão para quando os detalhes da saída, e do pagamento que o Reino Unido fará para concretizar esse divórcio, estiveram fechados. Neste cenário, os responsáveis britânicos têm acusado a Zona Euro de estar a atrasar o processo.

May ataca setor energético

Durante a conferência, a chefe do Governo britânico prometeu também aprovar um teto para as despesas com energia. Theresa May considera que o atual sistema “castiga a lealdade com preços mais elevados” e que atinge “as pessoas com rendimentos inferiores, os idosos e os que têm qualificações mais baixas”, reporta o The Independent.

Face a esta anúncio, as ações da Centrica, empresa que integra a British Gas, registaram perdas recorde. Os títulos da Centrica afundaram para mínimos de 14 anos. Segundo a Bloomberg, as ações da empresa chegaram a cair 7,4%. Também a fornecedora de energia SSE Plc viu os seus títulos desvalorizar, concretizando um recuo de 5%.

A proposta da primeira-ministra deverá atingir 12 milhões de consumidores e representará, para cada um deles, uma poupança anual de 100 libras (112,82 euros), informa a BBC. O projeto não é uma ideia nova. No programa eleitoral, May já referira esta intenção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

May diz que Reino Unido está preparado para sair sem acordo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião