Portugal volta ao mercado de dívida na próxima semana

O IGCP pretende colocar até 1.250 milhões de euros em Obrigações do Tesouro, com maturidade a cinco e a dez anos.

Portugal vai voltar ao mercado de dívida na próxima quarta-feira, dia 11 de outubro. A agência que faz a gestão da dívida pública portuguesa anunciou, esta sexta-feira, que pretende colocar até 1.250 milhões de euros, num duplo leilão de Obrigações do Tesouro, com maturidade a cinco e a dez anos.

“O IGCP vai realizar, no próximo dia 11 de outubro, pelas 10:30 horas, dois leilões das linhas de OT, com maturidade em outubro de 2022 (OT 2.2% 17out2022) e em abril de 2027 (OT 4.125% 14abr2027), com um montante indicativo global entre 1.000 milhões de euros e 1.250 milhões de euros”, refere a instituição liderada por Cristina Casalinho, em comunicado emitido esta tarde.

No conjunto deste quarto trimestre, anunciou já o IGCP, a agência pretende, além de realizar os leilões de Obrigações do Tesouro, emitir até 2,75 mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro. A primeira emissão de BT realiza-se a 18 de outubro e e a segunda a 15 de novembro, envolvendo um montante de colocação entre 2.250 milhões e um máximo de 2.750 milhões de euros.

No último leilão de dívida a dez anos que realizou, em setembro, o Tesouro conseguiu colocar 850 milhões de euros, com um juro de 2,785%, um valor mais baixo do que aquele que tinha sido exigido pelos investidores no leilão anterior. Já na emissão de dívida a curto prazo, Portugal está a conseguir juros negativos recorde, a beneficiar da decisão da Standard & Poor’s de elevar o rating da dívida soberana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal volta ao mercado de dívida na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião