Recibos verdes: Governo tenta aprovar novas regras este ano mas não se compromete com entrada em vigor
O compromisso foi assumido com o BE: o Governo vai tentar aprovar ainda este ano as mudanças ao regime contributivo dos trabalhadores independentes mas não se compromete com data de entrada em vigor.
O novo regime contributivo dos trabalhadores independentes pode mesmo vir a ser aprovado este ano, mas o Governo não se compromete com a entrada em vigor das novas regras.
O ECO sabe que o Governo se comprometeu com o Bloco de Esquerda em trabalhar em conjunto para tentar aprovar o decreto-lei ainda este ano, aproveitando a autorização legislativa que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2017. Mas não se compromete com a entrada em vigor das novas regras, devido à “complexidade associada às alterações da mudança estrutural do regime dos trabalhadores independentes”. Além de questões associadas ao sistema informático, o Governo entende ainda que é preciso divulgar as mudanças atempadamente para que os trabalhadores independentes possam conhecer o novo regime.
Na terça-feira, o Público noticiou que o novo regime contributivo dos recibos verdes seria novamente adiado, para 2019, remetendo para um documento do Ministério do Trabalho, o que gerou fortes críticas ao Bloco de Esquerda. No final do dia, BE e Governo voltaram a reunir-se para discutir o tema e, de acordo com o deputado José Soeiro, o Governo comprometeu-se a retomar as negociações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Recibos verdes: Governo tenta aprovar novas regras este ano mas não se compromete com entrada em vigor
{{ noCommentsLabel }}