Sair da UE sem acordo comercial custará 11,5 mil libras a cada britânico

  • Juliana Nogueira Santos
  • 12 Outubro 2017

Segundo os analistas do Rabobank, um hard brexit significará uma desaceleração do PIB de 18%. Em números absolutos, é um golpe de 400 mil milhões de libras.

Os números da fatura da saída da União Europeia para o Governo britânico já eram conhecidos, agora a fatura de um hard Brexit é passada a cada cidadão. De acordo com uma análise do Rabobank, abandonar a união sem um acordo comercial significa um golpe de 18% no crescimento do PIB em 2030. Em números absolutos, é um golpe de 400 mil milhões de libras, 11,5 mil por cada britânico.

Para os analistas, os obstáculos comerciais, o baixo investimento, a perda de serviços financeiros e o decréscimo da imigração serão os principais fatores para a desaceleração do PIB. “Desviámo-nos fortemente das primeiras análises no que diz respeito à abordagem e às premissas e encontrámos custos bem mais altos”, afirmam os analistas responsáveis pelo estudo.

"Desviámo-nos fortemente das primeiras análises no que diz respeito à abordagem e às premissas e encontrámos custos bem mais altos.”

Analistas do Rabobank

E ainda que o Reino Unido consiga assinar acordo com a União Europeia, o panorama não ficará muito mais positivo. O Rabobank prevê que o país entre numa recessão de dois anos e uma redução de 1,1% do PIB. A visão do banco vai ao encontro daquela que é a visão de tantos outros economistas, que preveem que esta separação traga muitas consequências nefastas para o país.

O Reino Unido tem até março de 2019 para conseguir acordar a saída com os países da União Europeia, pelo que Theresa May já pediu um período de transição de dois anos, para o país se conseguir adaptar. Por agora, as negociações estão paradas, com o presidente da Comissão Europeia a afirmar que “é preciso um milagre” para estas progredirem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sair da UE sem acordo comercial custará 11,5 mil libras a cada britânico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião