Google lança novas ferramentas de segurança para utilizadores de alto risco

  • ECO
  • 17 Outubro 2017

No mês da cibersegurança, a Google aposta no reforço da segurança dos seus utilizadores. A empresa anunciou um programa de segurança avançado, para utilizadores mais sensíveis aos hackers.

A Alphabet pretende apertar o cerco aos hackers. A tecnológica está a desenvolver um programa de segurança avançado para os seus utilizadores. A medida pretende proteger clientes mais vulneráveis da mira dos ciberataques como jornalistas, ativistas ou políticos. O novo programa de segurança avançará de várias formas, nomeadamente através de um dispositivo físico necessário a cada login, avança a Reuters esta terça-feira.

Uma das medidas anunciadas passa pelo bloqueio do acesso às contas por parte de entidades terceiras como a conta de correio eletrónico do iOS ou do Microsoft Outlook. Também no acesso às contas, o novo sistema de segurança exige um início de sessão através de um dispositivo USB, no caso da entrada a partir de um computador, ou através de um dispositivo Bluetooth no caso do login a partir de um equipamento portátil como num smartphone.

O programa de segurança avançado terá também um processo de verificação de identidade do utilizador com mais etapas. Caso o utilizador pretenda recuperar o seu acesso, a Google refere que os “requerimentos de verificação adicionais levarão alguns dias para restaurar” a reentrada na conta.

Num comunicado apresentado na passada segunda-feira, a Google anunciou também dois avanços na proteção das contas dos seus utilizadores.

Uma das inovações passa por um melhoramento do sistema de Verificação de Segurança das contas Google. Ao aceder à ferramenta, o utilizador verá o estado de segurança da sua conta, de acordo com uma série de parâmetros personalizados a cada conta, tais como “Atividades de segurança recentes”, “Os seus dispositivos” e “Login e recuperação”. A página servirá como um assistente pessoal de segurança.

O segundo ponto abordado pela tecnológica relaciona-se com o programa de proteção do browser Google Chrome, o Google Safe Browsing. De acordo com a Google, o programa consegue prever em tempo real potenciais ameaças, nomeadamente de phishing, quer dizer, a obtenção ilícita de informações pessoais por terceiros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google lança novas ferramentas de segurança para utilizadores de alto risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião