Sérgio Monteiro ‘apanhado’ na Operação Marquês?

Suspeitas de corrupção relacionam ex-secretário de Estado com investigação ao projeto do TGV, segundo uma das 15 certidões do Operação Marquês.

O ex-secretário de Estado das Infraestruturas estará envolvido na Operação Marquês, avança na noite desta terça-feira o Observador. Em causa está uma das 15 certidões da Operação Marquês, que podem abrir novas investigações. As suspeitas de corrupção ligam Sérgio Monteiro a uma investigação ao projeto do TGV.

De acordo com o Público, o Ministério Público “vai investigar suspeitas de corrupção na forma como foi negociado o acordo de compensação que o Estado português assinou com o consórcio que venceu o troço do TGV Poceirão-Caia”.

Em causa, a parceria Elos, que envolve uma empresa do grupo Lena e outra do grupo Odebrecht, o Banco de Investimento da Caixa Geral de Depósitos e o Caixa BI. De acordo com o jornal, o acordo de compensação surgiu depois do cancelamento do projeto do TGV — uma decisão do Governo de Passos Coelho. “Foi tudo muito transparente e muito aberto. Não pesa nada na consciência do Governo a que pertenci”, disse o ex-secretário de Estado, que concentra as suspeitas do Ministério Público, ao jornal.

A investigação que envolve Sérgio Monteiro é um dos 15 inquéritos-crime extraídos da Operação Marquês: na semana passada, José Sócrates, Ricardo Salgado e Zeinal Bava foram alguns dos 28 nomes acusados de 187 crimes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sérgio Monteiro ‘apanhado’ na Operação Marquês?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião