Espírito Santo International põe 64 milhões de créditos à venda

A operação, destinada apenas a investidores qualificados, ainda terá de ser submetida à aprovação do tribunal luxemburguês que está a tratar do processo de insolvência da Espírito Santo International.

Os gestores de insolvência das empresas do Grupo Espírito Santo (GES) que tinham sede no Luxemburgo colocaram à venda 63,9 milhões de euros em créditos da Espírito Santo International (ESI). Os interessados têm até 30 de novembro para concorrer à compra.

“Os curadores da ESI, em insolvência, propõem ceder créditos no valor nominal de 63,9 milhões de euros a uma empresa de titularização de direito luxemburguês. Os créditos são representados por instrumentos emitidos em 2012, com uma maturidade de 49 anos, e pelos eventuais juros desses instrumentos”, pode ler-se numa nota publicada no site das insolvências do GES.

Os curadores referem ainda que a operação ainda terá de ser submetida à aprovação do tribunal luxemburguês que está a tratar deste processo de insolvência e não esclarecem o preço a que estes créditos estão a ser vendidos. Contudo, são claros sobre o elevado risco: “Não será dada nenhuma garantia, por parte dos curadores, nem sobre o devedor nem sobre o crédito. O contrato de venda exclui qualquer recurso sobre os curadores e sobre a ESI”.

Os interessados na aquisição destes créditos terão de apresentar a sua candidatura por carta registada e terão de demonstrar a sua independência de qualquer empresa do grupo GES, além da sua “solvabilidade, experiência e competência técnica para este tipo de operações”. Ou seja, a operação destina-se apenas a investidores qualificados.

Os curadores esclarecem também que os candidatos selecionados “vão receber informações adicionais relativamente ao devedor e aos créditos cedidos”, ficando obrigados a “renunciar a qualquer direito de reclamar sobre a massa falida da ESI”. O prazo para a entrega de candidaturas é 30 de novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espírito Santo International põe 64 milhões de créditos à venda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião