Eurostat confirma défice de 2%. Cinco países fizeram pior que Portugal em 2016

O Eurostat confirmou esta segunda-feira o défice de 2% de Portugal em 2016. Cinco países da Zona Euro apresentaram piores contas que as portuguesas, incluindo Espanha, França e Itália.

Portugal fechou 2016 com um défice orçamental de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), confirmou esta segunda-feira o Eurostat. Cinco países da Zona Euro obtiveram pior resultado no ano passado, incluindo Espanha, França e Itália, as maiores economias da região a seguir à Alemanha.

Na segunda notificação para 2016 dos défices e dívidas públicos dos Estados-membros, o Eurostat confirma que o défice de Portugal foi de 2% do PIB no ano passado, abaixo dos 4,4% de 2015. Foi o sexto maior défice registado na região da moeda única, num ranking em que Espanha fez a pior figura: apurou um défice orçamental de 4,5% do PIB. Também França e Itália, a segunda e terceira maior economias do bloco, fecharam o ano passado com défices mais elevados que o português, de 3,4% e 2,5%, respetivamente. Na Zona Euro, foi apurado um défice global de 1,5% do PIB.

Em relação à dívida pública, Portugal terminou 2016 com um montante de endividamento 240,9 mil milhões de euros, correspondente a 130,1% do PIB. De acordo com os dados do gabinete de estatísticas europeu, o nível da dívida pública portuguesa é o terceiro mais elevado entre os países da região, apenas superado pela Grécia e pela Itália, economias onde a dívida pública equivale a 180,8% e 132% do PIB, respetivamente.

Em agosto, superou os 250 mil milhões de euros, de acordo com os dados mais recentes do Banco de Portugal, representando mais de 132% da riqueza produzida anualmente no país.

Défices e excedentes na Zona Euro

Fonte: Eurostat

No Orçamento do Estado para 2018, o Governo espera uma descida da dívida pública para 123,5% do PIB em 2018, abaixo dos 126,2% estimados para o final deste ano. Já a previsão de défice inscrita na proposta orçamental aponta para uma descida para 1,4% em 2017, caindo para 1% no próximo ano.

Melhores e piores

Entre os membros da Zona Euro, o Luxemburgo registou o maior excedente orçamental em 2016: 1,6% do PIB. Logo atrás surgem Malta (1,1%) e Alemanha (0,8%), segundo os dados revelados pelo Eurostat. Foram sete os países que apuraram saldos orçamentais positivos, numa lista que inclui a Grécia, que fechou o ano passado com um excedente de 0,5% do PIB.

Estónia e Irlanda obtiveram os défices mais baixos do bloco: -0,3% e -0,7%, respetivamente.

Relativamente à dívida pública, os rácios mais baixos foram registados na Estónia (9,4% do PIB) e Luxemburgo (20,8%), enquanto 14 membros da região terminaram 2016 com a dívida pública acima de 60% do PIB. A Zona Euro apresentou um nível de dívida pública de 88,9% do PIB.

Portugal no pódio da dívida pública

Fonte: Eurostat

(Notícia atualizada às 11h07)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eurostat confirma défice de 2%. Cinco países fizeram pior que Portugal em 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião