UE vai doar às vítimas dos incêndios montante do prémio Princesa das Astúrias

  • Lusa
  • 23 Outubro 2017

A União Europeia vai doar os 50 mil euros do Prémio Princesa das Astúrias às vítimas dos incêndios em Portugal e Espanha. No total, morreram 48 pessoas e mais de 70 ficaram feridas.

A União Europeia (UE) anunciou esta segunda-feira que vai entregar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias da Concórdia às vítimas dos incêndios em Portugal e Espanha, uma decisão “simbólica” para mostrar “proximidade” com as populações afetadas.

O presidente do Parlamento Europeu (PE), Antonio Tajani, disse hoje, na abertura da sessão plenária em Estrasburgo, que a decisão foi tomada conjuntamente com os presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk. “É uma decisão simbólica com a qual queremos mostrar proximidade com as comunidades e as vítimas dos incêndios em Portugal e Espanha”, afirmou Tajani.

Os incêndios de 15 de outubro fizeram 44 mortos e 70 feridos em Portugal e quatro mortos e dezenas de feridos em Espanha. O PE observou hoje um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos fogos. “O fenómeno é preocupante e merece toda a nossa atenção. Só este ano, na Europa, arderam 750 mil hectares e mais de 100 pessoas perderam a vida”, lamentou o político italiano.

Tajani sublinhou “a necessidade e a urgência de instituir um corpo de proteção civil europeu” e de “simplificar o contexto normativo para permitir às populações obter uma ajuda imediata”. A UE foi distinguida em junho passado com o prémio Princesa das Astúrias da Concórdia como “modelo único de integração política supranacional”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE vai doar às vítimas dos incêndios montante do prémio Princesa das Astúrias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião