Incêndios: Altice vai enterrar cabos de rede sob as estradas

  • Marta Santos Silva
  • 21 Outubro 2017

A Altice/PT e a Infraestruturas de Portugal EP celebraram um protocolo para avançar com o enterramento dos cabos de rede na região dos fogos de Pedrógão, e mais tarde em todo o país.

A Altice/PT anunciou este sábado que celebrou um protocolo com a Infraestruturas de Portugal EP para enterrar os cabos de comunicação de rede na zona dos incêndios de junho que deflagraram em Pedrógão Grande e nas regiões circundantes, segundo um comunicado enviado este sábado às redações. Os cabos deverão ser colocados debaixo dos eixos rodoviários, “na extensão possível naquela região”.

Depois disso, a Altice/PT espera ainda avançar, dentro do mesmo protocolo com a Estradas de Portugal, integrada na Infraestruturas de Portugal, para vir a estender este modelo a outras regiões com igual risco de incêndio, “numa extensão que poderá ir até aos 1.000 quilómetros de Canal Técnico Rodoviário e num horizonte temporal até 2019″.

“Esta é uma parceria que as duas entidades – Altice/PT e Infraestruturas de Portugal EP – entendem ser relevante no combate contra os impactos causados pelos incêndios”, lê-se no comunicado, “constituindo uma solução que permite contribuir e reforçar as medidas e meios de resposta de emergência e de prevenção, em particular quanto às redes e serviços de comunicações eletrónicas”.

O Governo informara, após os incêndios de junho, que era “essencial garantir a utilização de infraestruturas subterrâneas” para as comunicações, que falharam na região na altura dos fogos.

“Nas últimas semanas, a Altice/PT e a Infraestruturas de Portugal EP (IP), promoveram a realização de um levantamento exaustivo de todas as infraestruturas aptas a alojar elementos de rede naquela área”, lê-se no texto enviado, “bem como uma análise técnica detalhada dos trabalhos de construção e adaptação a realizar para atingir aquele objetivo, de onde resulta o investimento a realizar pela Altice/PT, que nesta fase cobrirá uma extensão de 265 Km de condutas, na Região do Pinhal Interior”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incêndios: Altice vai enterrar cabos de rede sob as estradas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião