Serviço Nacional de Saúde deve mais de mil milhões de euros

O Serviço Nacional de Saúde deve mais de 1.038 milhões de euros às empresas de indústria farmacêutica, o valor mais alto dos últimos três anos. Governo já está a preparar novo plano de regularização.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) mantém uma dívida que superou os mil milhões de euros no passado mês de setembro, e isto só às empresas da indústria farmacêutica. Esse valor de dívida aos laboratórios não era tão elevado há três anos e o Governo já está a preparar um plano para regularizar a situação até dezembro.

A notícia foi avançada esta terça-feira pelo Correio da Manhã, que informa que a dívida que os hospitais do SNS têm, só com as empresas de indústria farmacêutica, ultrapassou os 1.038 milhões de euros em setembro. Esse é o valor mais alto dos últimos três anos, em setembro de 2014, os hospitais públicos deviam aos laboratórios 1.072 milhões de euros, valor que diminuiu passado um ano para os 766,8 milhões e voltou a crescer em 2016 para os 813,5 milhões de euros.

No ano passado, o Governo avançou com uma verba de cerca de 200 milhões de euros para efetuar esses pagamentos aos fornecedores, o que fez com que o valor da dívida aliviasse e se fixasse nos 779,9 milhões de euros em dezembro. Ainda assim, os pagamentos em atraso continuaram a crescer desde aí, a uma média de 28 milhões de euros por mês.

Com isto, o Governo prepara-se agora para avançar com um novo plano de regularização das dívidas até ao final de dezembro deste ano, segundo anunciou no passado dia 11 de outubro, Adalberto Campos Fernandos, ministro da Saúde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Serviço Nacional de Saúde deve mais de mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião