Brexit: Boris Johnson estará em Portugal amanhã

O Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico terá vários encontros cujo foco será a relação entre Portugal e o Reino Unido após a saída da União Europeia, prevista para 2019.

Boris Johnson, o polémico Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, vai estar em Portugal esta sexta-feira para se encontrar com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, mas também com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e com empresários portugueses que fazem negócio no Reino Unido. O encontro foi promovido pela embaixada do Reino Unido em Portugal.

Esta sexta-feira o Museu da Eletricidade recebe Boris Johnson num encontro onde trocará impressões com empresários portugueses e onde estará Caldeira Cabral, segundo o Ministério da Economia, numa altura em que se continua a especular sobre quais serão as relações comerciais entre o Reino Unido e o resto da Europa.

No encontro estarão ainda várias personalidades portuguesas entre governantes, deputados, académicos, comentadores e dirigentes de empresas, de acordo com a embaixada britânica. Kirsty Hayes, a embaixadora do Reino Unido em Portugal, também estará presente. O encontro não é público.

O único vestígio público da visita de Boris Johnson a Portugal será o encontro bilateral com Augusto Santos Silva. No Ministério dos Negócios Estrangeiros, os dois homólogos vão discutir o processo negocial da saída do Reino Unido da União Europeia, mas também outros assuntos da agenda internacional.

Foi no início deste mês que a primeira-ministra britânica publicou um guia legislativo para o pós-Brexit. Uma vez que o Reino Unido perde grande parte da legislação em vigor com a saída da UE, os britânicos estão já a preparar-se para iniciar uma maratona legislativa. Em Bruxelas, as negociações continuam focadas no acordo final de saída e só depois serão discutidas as relações comerciais.

Numa entrevista ao The Sunday Times, também no início de outubro, Theresa May chegou a admitiu uma remodelação governamental, tendo apontado a possível saída de Boris Johnson do Executivo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: Boris Johnson estará em Portugal amanhã

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião