Angola: Novo governador do banco central promete estabilidade

  • Lusa
  • 30 Outubro 2017

José de Lima Massano esteve no cargo até 2015 e volta após Valter Filipe ter sido exonerado a seu pedido.

José de Lima Massano é o novo governador do Banco Nacional de Angola.BAI

O novo governador do Banco Nacional de Angola (BNA) comprometeu-se esta segunda-feira a trabalhar para o reforço da estabilidade do sistema financeiro angolano, estratégia que passa também por melhorar capacidade interna da instituição. José de Lima Massano falava aos jornalistas no final da cerimónia em que o Presidente angolano, João Lourenço, lhe conferiu posse, no palácio presidencial, em Luanda.

“É um orgulho grande de poder servir Angola novamente nestas funções, agradecer também a confiança que nos é depositada”, disse o governador, à imprensa. Sobre os desafios que tem pela frente, José de Lima Massano referiu que a agenda do BNA está definida, quer por força dos seus estatutos, mas também por orientação política, já transmitida publicamente pelo Presidente da República no seu discurso sobre o estado da Nação, de 16 de outubro.

"É um orgulho grande de poder servir Angola novamente nestas funções, agradecer também a confiança que nos é depositada”

José de Lima Massano

Governador do Banco Nacional de Angola

Segundo o governador, o BNA vai trabalhar intensamente no contínuo reforço das capacidades técnico-profissionais dos seus quadros e para reforçar a estabilidade do sistema financeiro do país. “E com os órgãos do executivo ser parte ativa de um processo que visa, tanto a estabilidade macroeconómica, capaz de permitir um ambiente de negócios mais favorável ao país, mas também de contribuirmos na melhoria da qualidade de vida dos nossos concidadãos”, salientou.

O arranque das ações, de acordo com o governador do BNA — que agora regressa ao cargo que já ocupou até 2015 –, passa pelo reforço da capacidade interna da instituição, frisando que “há trabalho que tem que ser feito” e “há capacidade que tem que ser reposta”. “E estamos convencidos que com a orientação que temos hoje, com o espaço de trabalho também que nos é dado, ser possível fazermos esse percurso“, manifestou José de Lima Massano.

“São ainda os primeiros contactos, passaram quase três anos da minha última visita ao BNA, agora há que arregaçar mangas e com os colaboradores que lá tenho encontramos os melhores caminhos”, acrescentou.

Sobre a problemática da escassez de divisas na economia angolana, o novo governador do BNA, sucessor de Valter Filipe, exonerado do cargo, na sexta-feira passada, a seu pedido, argumentou que a situação vai levar tempo a ser resolvida, devido às maiores limitações do momento.

“São recursos que não temos disponíveis, o que temos que procurar fazer é, com este quadro, uma gestão cuidada, mais cuidada ainda dos recursos limitados que temos à disposição. Não há uma forma mágica para aumentarmos as disponibilidades das nossas reservas e, como sabem, ainda muito dependente do setor petrolífero”, reforçou.

Para o dirigente, o programa do Governo de diversificação da economia, da promoção das exportações e da redução das importações, “são aquelas que mais rapidamente” poderão ajudar Angola a ter, do que está disponível, maior capacidade de se ir afetando alguns dos setores, que nesta altura têm vindo a apresentar reclamações.

A saída de Valter Filipe do cargo de governador aconteceu 11 dias depois de o Presidente angolano ter avisado o BNA que tinha que cumprir “de forma competente” o seu papel enquanto entidade reguladora do sistema bancário, criticando a distribuição das “escassas divisas” por um pequeno grupo de empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Angola: Novo governador do banco central promete estabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião