Trump quer Jerome Powell para liderar Reserva Federal

  • Lusa
  • 31 Outubro 2017

Jerome Powell é a primeira escolha do Presidente norte-americano, mas decisão ainda não é definitiva. Anúncio final deve ser feito esta quinta-feira.

Jerome Powell, um dos governadores da Reserva Federal (Fed), é o candidato escolhido pelo Presidente Donald Trump para a substituir Janet Yellen na liderança do banco central norte-americano, anunciaram fontes oficiais da administração, citadas pela AP.

Segundo uma das fontes o anúncio da escolha de Jerome Powell está previsto para quinta-feira, enquanto outra fonte, adianta a AP, explicou que o membro da administração da Fed é a principal escolha do presidente norte-americano, mas salientou que ainda não é definitiva a decisão.

Donald Trump afirmou na quarta-feira que a decisão estava entre dois ou três candidatos, sendo Jerome Powell, Janet Yellen e John Taylor, professor de economia na Universidade de Stanford, os nomes avançados.

Já na sexta-feira, Trump, num vídeo divulgado, disse que tinha alguém “muito especifico em mente” para a função, garantindo que a pessoa em causa “vai fazer um trabalho fantástico”.

O sucessor de Janet Yellen poderá ser conhecido antes de 03 de novembro, quando Trump vai iniciar uma deslocação à Ásia.

Durante a campanha eleitoral, Donald Trump criticou duramente Yellen, primeira mulher a presidir à FED, por considerar que atuava “de forma política”. Mas, nos últimos meses, o Presidente norte-americano mudou de opinião e manifestou respeito pelo “bom trabalho” realizado à frente do banco central.

Sob a direção de Yellen, a FED iniciou uma gradual normalização da política monetária, com três subidas das taxas de juro e o início da redução da avultada carteira da dívida, pondo fim ao agressivo estímulo para reativar a economia norte-americana depois da crise.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump quer Jerome Powell para liderar Reserva Federal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião