Santander Totta aumenta lucros para 332 milhões até setembro

O banco liderado por Vieira Monteiro reduziu os custos em mais de 7% e as imparidades e provisões em 53%.

O Santander Totta alcançou lucros de 332 milhões de euros no conjunto dos primeiros nove meses do ano, um aumento de 13% em relação ao período homólogo, que ainda não reflete a aquisição do Banco Popular Portugal, concluída em setembro. O banco liderado por Vieira Monteiro reduziu os custos em mais de 7% e as imparidades e provisões em 53%, anunciou, esta quinta-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No período de janeiro a setembro, o produto bancário do Santander Totta, equivalente às receitas do banco, reduziu-se em 4,6%, para um total de 899,1 milhões de euros. Contudo, a descida dos custos operacionais para 422,5 milhões de euros (uma quebra homóloga de 7,3%) e a redução em 53% das imparidades e provisões, para 67,7 milhões, compensaram esta quebra do produto bancário.

Por outro lado, a margem financeira recuou em 6%, para 515,8 milhões de euros, “consequência, principalmente, de reajustamentos na carteira de dívida pública”, e as comissões líquidas aumentaram em 4,7%, totalizando 248,9 milhões de euros. Já os depósitos caíram 1,3%, para 27,6 mil milhões de euros e a carteira de crédito ascendeu a 35,3 mil milhões de euros, um aumento de 4,6%.

O banco conseguiu ainda reduzir o rácio de crédito malparado em 2,5 pontos percentuais, para 6,5%, e aumentar o rácio de core tier I em 0,8 pontos percentuais, para 16,6%. “Os níveis de capitalização do Santander Totta permanecem bastante elevados, claramente acima dos requisitos mínimos exigidos pelo Banco Central Europeu”, salienta o banco.

Feitas as contas, o resultado líquido do banco fixou-se em 331,9 milhões de euros no final de setembro, mais 13% do que em setembro do ano passado.

Notícia atualizada às 12h24 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander Totta aumenta lucros para 332 milhões até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião