? Qual é o perfil do desempregado em Portugal?

É mulher, tem mais de 45 anos, qualificações até ao 3º ciclo do ensino básico, trabalhou no setor dos serviços e está à procura de emprego há mais de um ano — é este o perfil do desempregado em Portugal, segundo as estatísticas do emprego divulgadas esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. A taxa de desemprego recuou de 8,8% para os 8,5% no terceiro trimestre.

Apesar de o desemprego afetar mais mulheres, os números estão próximos: existem 207 mil homens desempregados e 236 mil mulheres desempregadas, sendo que existem cerca de menos 100 mil mulheres na população ativa em Portugal. A taxa de desemprego nos homens é de 7,7% enquanto nas mulheres é de 9,2%.

As diferenças são mais significativas noutros fatores. É o caso da idade, onde claramente a população com 45 ou mais anos é a mais afetada pelo desemprego. Neste momento, apesar de estar a cair consideravelmente, existem 163 mil pessoas nessa franja de idades no desemprego.

Esta fatia da população é a que está mais vulnerável ao desemprego de longa duração (procura há igual ou superior a um ano). O número também está a cair, mas situa-se ainda nos 254 mil.

As diferenças significativas observam-se também no desemprego por setores: é nos serviços (o que mais emprega de longe) onde existe mais desemprego, tendo registado um ligeiro aumento face ao trimestre anterior. Quanto às qualificações, o desemprego vai diminuindo consoante o maior grau de estudos: a maior parte dos desempregados concentra-se na camada da população ativa que estudou até ao 3º ciclo.

Por regiões, as ilhas e o norte deixaram de ter as maiores taxas de desemprego. No terceiro trimestre, a taxa de desemprego foi superior em Lisboa (9,4%), seguida da Madeira (9,3%) e o norte (9,3%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

? Qual é o perfil do desempregado em Portugal?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião