5 coisas que vão marcar o dia

A Comissão Europeia divulga as suas últimas projeções para as economias da zona euro e o INE publica os últimos dados do comércio internacional. O Brexit volta à mesa das negociações em Bruxelas.

A Comissão Europeia vai divulgar as últimas projeções macroeconómicas para os países da zona euro, no mesmo dia em que o Conselho de Finanças Públicas (CFP) vai ao Parlamento para se pronunciar sobre o Orçamento do Estado para 2018. Lá foram, as negociações sobre o Brexit vão ser retomadas, em Bruxelas, e as maiores economias do mundo vão divulgar vários dados macroeconómicos.

Comissão Europeia avalia zona euro

A Comissão Europeia divulga o Boletim de Outono, com as últimas previsões macroeconómicas para os países da zona euro. No mês passado, o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros e o vice-presidente da Comissão já enviaram uma carta a Centeno a alertar que o Orçamento do Estado para o próximo ano acarreta riscos de “desvios significativos” face às regras europeias. Nas projeções de outono, a Comissão Europeia deverá voltar a falar deste assunto. Já nas últimas previsões, publicadas na primavera, a Comissão apontou que faltavam, nos planos do Governo, medidas de consolidação orçamental.

Conselho de Finanças Públicas avalia o Orçamento

O CFP, presidido por Teodora Cardoso, vai à Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA), no Parlamento, para se pronunciar sobre o Orçamento do Estado para 2018 o próximo ano. Isto depois de, num relatório publicado esta terça-feira, já ter concluído que a redução que o Governo prevê fazer do défice resulta, sobretudo, do contributo positivo da conjuntura económica. Para além do CFP, os deputados vão ainda ouvir o Conselho Económico e Social e o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social.

INE divulga dados das exportações

No campo das estatísticas, o INE vai divulgar dados sobre o comércio internacional relativos a setembro. Em agosto, as exportações de bens cresceram, pela primeira vez este ano, a um ritmo mais acelerado do que as importações. O aumento de 14,3% das vendas de Portugal para o exterior explicaram-se pelo comércio de material de transporte e de combustíveis e lubrificantes.

Negociações do Brexit são retomadas

Michael Barnier, responsável da Comissão Europeia pelas negociações do Brexit, e David Davis, responsável do Governo britânico por estas negociações, vão voltar a reunir-se, em Bruxelas, para definir os termos da saída do Reino Unido da União Europeia. O objetivo do Reino Unido é conseguir, até ao primeiro trimestre de 2018, um esboço de acordo que defina as regras de transição que irão aplicar-se depois de o país abandonar a região. Os britânicos esperam conseguir um período de implementação, de dois anos, durante o qual o acesso ao mercado único europeu se mantenha praticamente inalterado.

Maiores economias prestam contas

As maiores economias do mundo vão publicar vários dados macroeconómicos. Os Estados Unidos divulgam dados sobre o desemprego, enquanto a China publica dados da inflação relativos a outubro. Também na Europa será dia de estatísticas: França divulga a confiança dos consumidores, o Reino Unido publica os mais recentes preços da habitação, além de dados sobre a produção industrial e a Alemanha publica dados do comércio internacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião