Saldo comercial melhora na Zona Euro. Piora em Portugal

O saldo entre as exportações e as importações em setembro melhorou na zona euro, mas piorou em Portugal.

A Zona Euro conseguiu reforçar o seu excedente comercial no comércio internacional de bens, mas não foi graças a Portugal. No total dos países da moeda única, em setembro, as exportações cresceram mais do que importações, segundo os dados revelados esta quarta-feira pelo Eurostat. Em Portugal foi ao contrário: as importações cresceram mais do que as exportações, o que levou a um agravamento do défice comercial de bens.

Em setembro, as exportações da zona euro cresceram 5,6% enquanto as importações cresceram 5,1%. Assim, o excedente comercial aumentou para os 26,4 mil milhões de euros (24,3 mil milhões de euros em setembro de 2016). Estes números contrastam com os registados em Portugal, divulgados na semana passada pelo INE: as exportações aumentaram 5,8% em setembro, abaixo do aumento de 8,1% das importações, levando o défice comercial a agravar-se para 1.181 milhões de euros.

Numa ótica diferente, uma análise aos primeiros nove meses do ano mostra que, em Portugal, as importações cresceram 13% enquanto as exportações cresceram 11%. O défice comercial piorou de oito mil milhões de euros, no mesmo período do ano passado, para dez mil milhões de euros de janeiro a setembro de 2017.

A estimativa para a União Europeia mostra uma tendência semelhante à da Zona Euro. As exportações cresceram 6,3% enquanto as importações cresceram 3.2%. O saldo comercial passou de negativo em setembro do ano passado para um excedente comercial de 3,1 mil milhões de euros em setembro deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saldo comercial melhora na Zona Euro. Piora em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião