Portugal Exportador 2017. Para discutir as empresas e as exportações

  • ECO
  • 13 Novembro 2017

O défice comercial chega aos dez mil milhões só em 2017. Novo Banco, AICEP e Fundação AIP juntam-se para debater soluções que promovam as exportações. É já dia 22, no Centro de Congressos de Lisboa.

A balança comercial portuguesa está desequilibrada: o défice já atinge os dez mil milhões desde o início do ano e isso mostra como é que há ainda um caminho a fazer pelas empresas. De forma a promover o caminho das exportações, o Novo Banco junta-se à AICEP e à Fundação AIP na organização do Portugal Exportador 2017, com uma agenda cheia. Assim, no dia 22 de novembro, a partir das 9h00, o Centro de Congressos de Lisboa (Junqueira) recebe a 12.ª edição do Portugal Exportador. Neste evento, Luís Marques Mendes e Luís Amado são dois dos oradores convidados, para refletirem sobre a economia e a geopolítica internacional.

O Portugal Exportador 2017 – que tem o ECO e a TVI24 como parceiros de media – será também uma oportunidade para os empresários e gestores ouvirem os embaixadores da China, Canadá, Argentina, Chile e México. A abrir estará o ministro da Economia, Caldeira Cabral, e a última intervenção caberá ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Os maiores partidos, com assento parlamentar, farão, ao longo dia visitas oficiais.

São 10 Gabinetes de Consultoria e B2B, 34 embaixadas, 15 Câmaras de Comércio bilaterais, 13 associações empresariais representadas nos mais de 80 expositores e mais de 100 oradores que abordarão os vários assuntos ligados à exportação e internacionalização das empresas portuguesas, nos 16 workshops e 32 cafés temáticos.

No evento estarão 11 mercados em análise. As empresas vão poder contactar com as delegações internacionais presentes e equipas de consultores especializados em várias áreas ligadas à exportação, entre as quais o Negócio Internacional, Social Selling, Seguros de Crédito, Instrumentos de Cobertura de Risco Cambial, Operadores Logísticos, Trade Finance e Consultoria Internacional por parte de algumas embaixadas.

O crescimento das exportações nacionais é um desafio constante, que temos que saber jogar e ganhar.

Jorge Rocha de Matos

Presidente da Fundação AIP

Para o presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, “o crescimento das exportações nacionais é um desafio constante, que temos que saber jogar e ganhar. Para isso é necessário ter uma estratégia de internacionalização inteligente e mobilizadora das diferentes partes interessadas. É neste sentido que o Portugal Exportador se tem afirmado como centro de reflexão e debate abrangente, mobilizando em primeiro lugar as empresas, mas também os centros de saber, nomeadamente as universidades e os decisores políticos

O inquérito anual da AIP mostra que mais de metade (53%) das companhias inquiridas tem a intenção de investir este ano, enquanto 78% das que exportam preveem aumentar as transações para fora do país. O Portugal Exportador dirige-se tanto a empresas que pretendem iniciar-se na exportação como àquelas que querem reforçar a presença no mercado estrangeiro.

Segue abaixo o horário do evento.

Horário das palestras do Portugal Exportador 2017

 

(Notícia atualizada às 18h18 d dia 20-11-2017 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal Exportador 2017. Para discutir as empresas e as exportações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião