Mário Centeno é o “Ronaldo da economia portuguesa”, diz o El Mundo

  • ECO
  • 20 Novembro 2017

A publicação ressalta os feitos do ministro das Finanças do Governo de António Costa desde a sua tomada de posse, e admite um favoritismo de Centeno para a presidência do Eurogrupo.

A imprensa espanhola não está indiferente a Mário Centeno. Esta segunda-feira, o El Mundo (acesso livre/conteúdo em inglês) escreve sobre o ministro português, apelidando-o de “Ronaldo da economia portuguesa”. A publicação refere-se ao detentor da pasta das Finanças como sendo “querido tanto em Washington como em Bruxelas”.

Desde que tomou do cargo de ministro das Finanças em 2015, Mário Centeno tem conquistado os seus parceiros internacionais. Wolfgang Schäuble, antigo ministro das Finanças alemão, referia-se ao seu homólogo português como sendo uma ameaça para a estabilidade da zona euro, e agora apelida-o de “Ronaldo do Ecofin”, refere o jornal. A publicação avança ainda que Centeno é um dos favoritos para suceder a Jeröen Dijsselbloem como presidente do Eurogrupo em 2018. O ministro socialista conta, entre outros, com o apoio do ministro das Finanças espanhol, Luis de Guindos, numa “solidariedade ibérica”.

Os argumentos são vários, passando pelos vários feitos de Centeno ao longo do seu mandato. O El Mundo sublinha que o Executivo português já saldou 76% do seu empréstimo ao Fundo Monetário Internacional, após o anúncio de pagamento de 2,8 mil milhões de euros ao fundo internacional. Só este ano, Portugal já pagou um total de 9.102 milhões de euros em dívidas. O jornal destaca a política de pagamentos adiantados do Governo português, de forma a “garantir a sustentabilidade da dívida”.

Para o El Mundo, o progresso de Mário Centeno assemelha-se ao do país nos últimos anos: de “atormentado” da zona euro, “a figura merecedora de respeito dos seus vizinhos comunitários”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mário Centeno é o “Ronaldo da economia portuguesa”, diz o El Mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião