Criação de emprego da zona euro em novembro sobe para máximo desde 2000

  • ECO e Lusa
  • 23 Novembro 2017

A economia da zona euro está a mostrar sinais de crescimento intenso no último trimestre, uma recuperação liderada pelo setor industrial, com o maior número de encomendas desde abril de 2000.

A criação de emprego na zona euro cresceu em novembro ao maior ritmo dos últimos 17 anos, sustentada pelo aumento de novas encomendas que, somadas às pendentes, levou as empresas a contratarem mais pessoal, segundo estimativas da Markit divulgadas esta quinta-feira.

De acordo com a empresa de serviços de informação financeira Markit, a estimativa do PMI (Purchasing Managers Index) composto da atividade total da zona euro em novembro subiu para 57,5 pontos, um máximo dos últimos seis anos e meio e contra 56 pontos em outubro.

Segundo o relatório da empresa, a economia da zona euro está a mostrar sinais de crescimento intenso no último trimestre, uma recuperação liderada pelo setor industrial, com o maior número de encomendas desde abril de 2000, que compensou a moderação do setor dos serviços.

A Markit também sublinha que a capacidade de produção das empresas está sob pressão, já que estas registaram a maior incidência de atrasos nos prazos de entrega dos últimos 17 anos.

Recorde-se que, em Portugal, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego continua em queda. Em outubro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) contabilizava 404.564 pessoas, o valor mais baixo em nove anos. É preciso recuar a outubro de 2008 para encontrar um número inferior. Os dados, divulgados esta terça-feira, apontam para uma redução homóloga de 17,5% do stock de desempregados — é já a 49ª queda consecutiva. Em termos mensais, está em causa uma diminuição de 1,5%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Criação de emprego da zona euro em novembro sobe para máximo desde 2000

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião