Bitcoin nos 11.000 dólares? Vítor Constâncio “não vê risco para as moedas” reais

  • Juliana Nogueira Santos
  • 29 Novembro 2017

O vice-presidente do BCE diz que a bitcoin "é um ativo", não uma moeda.

A bitcoin continua a atingir recordes e ainda que muitos olhem para a criptomoeda com receio, considerando que há uma bolha a formar-se, este não é o caso do Banco Central Europeu (BCE). Vítor Constâncio afirma que, para além de não ver “grande risco nas criptomoedas”, “a bitcoin não é um risco para as divisas oficiais”. Não é uma moeda, sequer.

O vice-presidente do BCE falava na apresentação do Relatório de Estabilidade Financeira relativo ao mês de novembro, tendo também afirmado que as moedas virtuais não têm “impacto real” nem na estabilidade financeira nem nas decisões de política monetária.

Constâncio segue assim a linha de pensamento de muitos que consideram que, ainda que a bitcoin esteja a reunir consenso entre muitos investidores, este não é na realidade uma moeda. O vice-presidente rematou a intervenção, constatando que a bitcoin é um ativo e não uma moeda.

Bitcoin ultrapassa os 11.000 dólares

Fonte: Bloomberg

Dia após dia, a moeda virtual continua a quebrar recordes. Poucos dias depois de passar os 8.000 dólares, arrasou com o patamar dos 9.000, tendo chegado rapidamente aos 10.000 dólares. Esta quarta-feira de tarde passou os 11.000 dólares. Já multiplicou mais de dez vezes de valor desde o início deste ano à boleia da euforia dos investidores com a divisa virtual, apesar dos vários alertas para uma bolha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bitcoin nos 11.000 dólares? Vítor Constâncio “não vê risco para as moedas” reais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião