Saúde poupa 145 milhões de euros com compras centralizadas

  • ECO
  • 5 Dezembro 2017

O Estado vai poupar, até ao final do ano, cerca de 145 milhões de euros através das compras centralizadas no setor da Saúde.

As compras centralizadas estão a ganhar cada vez mais popularidade e, até ao final de 2017, o ministério da Saúde deverá conseguir uma poupança de 145 milhões de euros, isto é, entre 13,5% e 15%, segundo estimativas dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). A notícia foi avançada esta terça-feira pelo Público [acesso condicionado].

De acordo com o jornal, as compras vão dos medicamentos aos serviços como gás e energia, sendo que, este ano, o valor total das compras centralizadas efetuadas pelos SPMS andarão à volta dos 985 milhões de euros. O montante da poupança não tem em conta o que custaria ao ministério cada procedimento realizado diversas vezes por diferentes entidades, pelo que poderá ser superior.

A notícia surge num dia que ficará marcado pelo arranque de um seminário dedicado às compras públicas neste setor, que decorrerá em Lisboa até quarta-feira. O foco será o novo código do contrato público que, explica o diário, passará a ter em conta a qualidade inerente às propostas feitas no âmbito de um concurso, a par das vantagens económicas da mesma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saúde poupa 145 milhões de euros com compras centralizadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião