Interconexão elétrica entre Portugal e Marrocos fará baixar a fatura energética

  • Lusa
  • 5 Dezembro 2017

A construção de um cabo para interconexão elétrica, com 220 quilómetros, entre os dois países vai custar entre 500 e 700 milhões de euros e permitirá reduzir a fatura energética.

O primeiro-ministro cumpre esta terça-feira, em Rabat, o segundo e último dia da 13 Cimeira Luso-Marroquina, tendo como tema central o projeto de construção de um cabo para interconexão elétrica, com 220 quilómetros, entre os dois países.

“O principal desafio que temos é o de estabelecermos a interconexão elétrica. É uma oportunidade para podermos de uma modo sustentável contribuir para baixar e termos uma melhor fatura energética”, sustentou António Costa, no final do primeiro dia de cimeira.

O principal desafio que temos é o de estabelecermos a interconexão elétrica. É uma oportunidade para podermos de uma modo sustentável contribuir para baixar e termos uma melhor fatura energética.

António Costa

Primeiro-ministro

Este projeto de investimento para a construção do cabo de interligação elétrica deve arrancar no primeiro semestre de 2018 e está avaliado entre 500 e 700 milhões de euros, tendo como modelo técnico e financeiro o esquema de operação usado na ligação edificada entre a Holanda e o Reino Unido, que custou cerca de 600 milhões de euros.

No plano técnico, o cabo de interligação elétrica permitirá a Portugal vender energia a Marrocos em alguns momentos de um determinado dia e, eventualmente, comprar em outras alturas desse mesmo dia. O transporte de energia far-se-á nos dois sentidos“, completou o mesmo responsável. De acordo com os estudos, que se encontram em fase de conclusão, o cabo deverá ligar a zona de Tavira, no Algarve, à cidade marroquina de Tânger.

Ainda segundo António Costa, com a conclusão do cabo de interligação elétrica, “será reforçada a segurança do abastecimento energético dos dois países, através de uma maior diversificação das fontes de energia“. “A partir de agora é uma responsabilidade dos dois governos criarem o quadro necessário para que surjam os investimentos para a concretização desta obra. Esta é uma das prioridades das relações com Marrocos nos próximos anos”, sustentou o primeiro-ministro.

No que respeita ao quadro global de relações económicas entre Portugal e Marrocos, o primeiro-ministro salientou a existência de mais de três centenas de empresas portuguesas com investimentos neste país. “As exportações para Marrocos têm vindo a subir significativamente e há também investimentos marroquinos em Portugal. Há ainda a possibilidade de empresas marroquinas e portuguesas trabalharem em conjunto em vários países africanos onde estão presentes”, acentuou António Costa.

As exportações para Marrocos têm vindo a subir significativamente e há também investimentos marroquinos em Portugal. Há ainda a possibilidade de empresas marroquinas e portuguesas trabalharem em conjunto em vários países africanos onde estão presentes.

António Costa

Primeiro-ministro

A agenda de hoje de António Costa em Rabat será quase totalmente dedicada à cooperação económica, começando o dia com um pequeno-almoço com empresários portugueses. Logo depois, o primeiro-ministro português fará uma intervenção na abertura do fórum empresarial luso-marroquino.

A reunião plenária entre os dois governos terá início a meio da manhã, tendo uma duração de cerca de uma hora, finda a qual está prevista a assinatura de acordos bilaterais. Antes de regressar a Lisboa, António Costa marcará ainda presença num almoço empresarial, que decorrerá na sede do Tesouro Geral do Reino de Marrocos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Interconexão elétrica entre Portugal e Marrocos fará baixar a fatura energética

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião