Cabify faz propostas ao Governo para regular o setor

  • Lusa
  • 6 Dezembro 2017

Após o Tribunal da Relação ter declarado a Uber ilegal, o concorrente Cabify mostra-se disponível a contribuir para a regulação das plataformas eletrónicas de transporte e apresenta três propostas.

A Cabify, plataforma eletrónica que liga motoristas e cidadãos, anunciou esta quarta-feira ter enviado ao Governo, aos grupos parlamentares e ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT) as suas propostas para a regulação das plataformas eletrónicas de transporte.

Em comunicado, o diretor-geral da Cabify Portugal, Nuno Santos, explica que as propostas, divididas em três temas principais, representam o “compromisso da Cabify para com a sociedade e o setor onde opera” e constituem também o “contributo claro e transparente da empresa no processo regulatório em curso”.

“Acreditamos que uma regulação progressista e abrangente será benéfica para os utilizadores da Cabify, que contarão com uma solução alternativa, complementar e segura para a sua mobilidade, bem como para os motoristas e parceiros que verão a sua atividade finalmente enquadrada. Além disso, as cidades portuguesas estarão, assim, mais próximas de uma mobilidade mais sustentável”, explicou o diretor-geral.

Nuno Santos acrescentou ainda que a Cabify demonstrou também, mesmo depois da partilha das propostas, a sua disponibilidade para “participar e contribuir” para o processo de regulação em curso.

Entre os pontos que a empresa defende estão testes psicotécnicos e a formação obrigatória para motoristas, o registo único de motoristas e acesso às faixas de bus (já utilizadas pelos táxis). A empresa defende ainda o estabelecimento de obrigatoriedade, por parte das plataformas eletrónicas, de assegurar oferta para transporte seguro de crianças e deficientes motores, com vista a colmatar lacunas do serviço público existente.

Além disso, a Cabify pretende ver esclarecida a possibilidade de integração dos táxis nas plataformas eletrónicas em questão e preconiza a definição de uma zona exclusiva para as plataformas eletrónicas nas imediações dos aeroportos e estações ferroviárias onde operam, para segurança na tomada e largada de passageiros, a circulação facilitada e o respeito pelos restantes operadores existentes nestes locais.

O projeto de lei do Governo para regulamentar a atividade de transporte de passageiros em veículos descaracterizados, como a Uber e a Cabify, foi discutido na Assembleia da República a 17 de março. O diploma não foi votado no plenário e baixou à comissão de Economia, Obras Públicas e Inovação para debate na especialidade, estando a sua apreciação “para breve”, conforme explicou esta quarta-feira à Lusa o presidente da comissão, Hélder Amaral.

Segundo o deputado, já pedidos de audições por parte da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) e da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), e também da Associação Nacional dos Parceiros das Plataformas Alternativas de Transportes.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cabify faz propostas ao Governo para regular o setor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião